Helena Isabel: “Não me importo que me chamem velha, mas idosa porquê?”

Foi concorrente a Miss, em ditadura, concretizou o maior sonho: “Viver em liberdade.” Defende a mitigação dos efeitos da idade e recomenda: exercício físico, boa alimentação e ginástica mental.

Foto
Helena Isabel tem 72 anos, mas a idade não a define Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
06:11

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Tem 72 anos. Não que isso defina Helena Isabel, que se recusa a ser reduzida a um número. É e será actriz enquanto viver, mas é também mulher, mãe e até quase influencer. “Quando eu era jovem, achava que aos 60 anos já estávamos decrépitos”, confidencia. Agora, apesar de já sentir algumas mazelas da idade, é voz do envelhecimento activo e ainda tem muito para viajar, a começar pelo Peru. “Antigamente, a mulher casava, tinha filhos e os interesses acabavam ali. Nunca quis anular-me enquanto pessoa só por causa de um casamento ou dos filhos...”, declara.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.