Mewing: uma técnica viral para definir o maxilar que traz riscos à saúde

É uma prática divulgada nas redes sociais que promete definir o maxilar, deixando o rosto mais alinhado. No entanto, o exercício poderá acarretar ameaças à saúde bucal.

Foto
Usado para fazer selfies, o mewing não é sustentado cientificamente e a sua eficácia não está comprovada Pilar Olivares/Reuters/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
04:58

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Não é uma técnica nova, mas tornou-se viral nas redes sociais, sobretudo porque promete ajudar a definir o maxilar e a evitar que se veja o duplo queixo, permitindo assim fazer a selfie perfeita. Chama-se mewing e é uma técnica que foi desenvolvida na década de 1970, pelo ortodontista britânico John Mew, a pensar no bom desenvolvimento bucal das crianças em crescimento. Contudo, a sua generalização e o exercício feito por adultos pode ser prejudicial à sua saúde. Mew perdeu a licença de odontologista e o filho, Michael Mew, foi expulso da Sociedade Britânica de Ortodontia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.