O músico britânico e antigo vocalista dos Dire Straits, Mark Knopfler, vai vender uma grande parte da sua extensa colecção de guitarras num leilão em Londres, com parte das receitas a reverter a favor de instituições de beneficência.
A colecção, que inclui algumas das guitarras mais significativas dos 50 anos de carreira de Knopfler, está em exposição na casa de leilões Christie’s antes da venda, marcada para 31 de Janeiro.
“É uma colecção maravilhosa de 122 itens de Mark Knopfler que abrange toda a sua carreira e representa fisicamente a sua trajectória como músico e um instigador e fornecedor da nossa banda sonora comunitária”, declarou Kerry Keane, consultor especialista em instrumentos musicais da Christie’s, à Reuters.
Uma guitarra vermelha Schecter Telecaster, de 1983, usada para gravar o êxito Walk of Life dos Dire Straits e que aparece no videoclip, está avaliada entre quatro e seis mil libras (4700-7000 euros).
Uma Gibson Les Paul Standard de 59, reeditada em 1983, usada na faixa Money for Nothing, que contém um dos riffs de guitarra mais emblemáticos de Knopfler, está estimada entre seis e oito mil libras (7000 a 9300 euros).
Segundo a Christie’s, uma versão original da Gibson Les Paul de 1959, usada por Knopfler em actuações nos anos 2000, deverá atingir o preço mais elevado da venda, com uma estimativa de 300 mil a 500 mil libras (350 mil a 580 mil euros).
“Trata-se de um instrumento vintage muito especial que, por si só, sem a ligação a Mark Knopfler, é muito valioso”, afirmou Amelia Walker, especialista em colecções privadas e icónicas da Christie’s, que organiza a venda. Para os fãs dos Dire Straits com menos dinheiro disponível, há lotes mais acessíveis, como é o caso de uma balalaica, avaliada em 300-500 libras (350-580 euros).