É a noite em que se desenrola a passadeira vermelha para premiar o melhor da televisão (e da moda). Fora de época e com alguns atrasos, as estrelas da ficção voltaram finalmente a reunir-se para a 75.ª cerimónia dos Emmys. Sem arriscar demasiado, os protagonistas de Succession, The Crown ou Wednesday destacaram-se na red carpet que antecede a cerimónia no Peacock Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Não têm o encanto dos Óscares no que à moda diz respeito, mas são uma das passadeiras vermelhas mais concorridas do ano e uma oportunidade para as casas de luxo mostrarem o que melhor sabem fazer. Tradicionalmente, os Emmys acontecem em Setembro e a celebração desta segunda-feira é atípica — a cerimónia foi adiada primeiro pela greve dos argumentistas e depois pelo protesto dos actores.
Seguindo as tendências de moda para 2024, esperava-se muita cor e brilho, a contrastar com os clássicos (e seguros) vestidos pretos que nunca faltam. E esses foram precisamente um dos destaques da noite, com várias estrelas a optarem pela máxima do “com preto, nunca me comprometo”, mas sem aborrecimentos. Foi o caso da vencedora Jennifer Coolidge, que encarnou o dramatismo italiano com um vestido em renda da Etro.
Também Riley Keough apostou na mesma cor, mas com destaque para as texturas da Chanel, casa de que é embaixadora. A protagonista de Daisy Jones and the Six fez-se acompanhar pela avó, Priscilla Presley, dando a entender que as duas já resolveram a disputa pela herança de Lisa Marie Presley, a filha de Elvis, mãe de Riley.
Ainda de preto, mas com um corte e tecido singular, a actriz de The Bear, Ayo Edebiri, vestiu Louis Vuitton. O protagonista Jeremy Allen White tem feito suspirar os fãs com as suas escolhas para a passadeira vermelha e com a recente campanha de roupa interior para a Calvin Klein. Desta vez, apareceu mais discreto, com um fato branco de corte clássico da Giorgio Armani.
Na onda do minimalismo (e algum aborrecimento) que imperou esteve Elizabeth Debicki, que dá vida à princesa Diana em The Crown. A actriz australiana usou um vestido aveludado Dior cor de vinho, com as costas descobertas e silhueta esguia.
Em linha com o que têm sido as passadeiras vermelhas desta temporada, voltou a ver-se muito vermelho: de Camila Morrone, em Versace, a Sarah Snook, com Vivienne Westwood. Com um clássico Valentino, Suki Waterhouse revelou que teve de “adaptar e redesenhar” a criação por diversas vezes para aconchegar a barriga de grávida. A actriz espera o primeiro filho com o companheiro Robert Pattinson.
Menos clássicas foram outras escolhas, como a de Selena Gomez, que divide opiniões na Internet. A actriz de Homicídios ao Domicílio arrojou numa criação assinada pela Oscar de la Renta com mais de 450 mil lantejoulas bordadas e transparências, que demorou 930 horas a executar, revelou a actriz em entrevista ao canal E!. Gomez, que foi uma das estrelas dos Globos de Ouro com uma polémica que a fez deixar o Instagram, esteve acompanhada do namorado, o produtor musical Benny Blanco.
Por sua vez, Jenna Ortega, que surpreende habitualmente pelos conjuntos mais arrojados, apostou no romantismo. A contrastar com a personagem de Wednesday, surgiu com um vestido floral da Dior e quase sem maquilhagem. A peça assinada pela directora criativa Maria Grazia Chiuri, segundo descreveu, “é uma obra de arte, que até se aguenta de pé [sozinha]”. E resumiu: “A peça perfeita para comemorar uma noite especial.”
Num jogo entre a arte e a moda, Aubrey Plaza usou um dos conjuntos mais originais do serão, assinado por Jonathan Anderson para a Loewe. Ao peito, um enorme quadrado trespassado por um alfinete de grandes dimensões, evocando uma linguagem estética da última colecção da marca. Ainda mais garrida foi a cor eleita por Jessica Chastain, num vestido verde-fluorescente da Gucci.
Na galeria de imagens, acompanhe o desfile de celebridades na 75.ª edição dos Emmys.