Para trás das costas estão as cerimónias de entrega de prémios virtuais ou os eventos presenciais reduzidos onde as máscaras continuavam a cobrir os rostos das celebridades. Os prémios da Academia de Artes e Ciências Televisivas regressaram na madrugada desta terça-feira para premiar o que de melhor se fez na televisão, de forma “quase normal”. Mas antes da entrega dos galardões, foi na passadeira vermelha que se celebraram os Emmys.
Era já a 74.ª edição da entrega das estatuetas que distinguem a televisão norte-americana. Entre os principais nomeados da noite estavam Squid Game, Succession, Ted Lasso, Barry ou The White Lotus. No desfile de celebridades à porta do Microsoft Theatre, em Los Angeles, onde decorre a cerimónia, as presenças mais esperadas eram os nomeados para melhor actor e actriz das categorias em destaque.
A jovem Zendaya ─ na corrida para Melhor Actriz em Série Dramática por Euphoria ─ não desilude na passadeira vermelha e tipicamente surpreende pelos coordenados arrojados. Era esperado que a actriz de 26 anos vestisse uma criação da casa italiana Valentino, uma vez que é uma das suas embaixadoras. A aposta viria a confirmar-se num elegante vestido de baile preto, em nada aborrecido.
Também a estrela da mesma série da HBO Max Sydney Sweeney se destacou no desfile antes da cerimónia com uma criação Oscar de La Renta. O dramático e volumoso vestido, de cauda amovível, é bordado a pedraria.
Já Reese Witherspoon, na corrida por The Morning Show, tipicamente vai pouco além da zona de conforto. Desta vez cintilou num modelo azul Armani Privé, vistoso, mas sem grande surpresa. Também Amanda Seyfried desfilou num vestido semelhante assinado pela mesma casa italiana. O rosa é uma cor comum para a actriz nomeada pelo papel em The Dropout, comedida nas escolhas para as cerimónias de prémios. O tom foi um dos que mais marcou a noite de elegância.
Se actrizes como Witherspoon ou Seyfried são já veteranas nestas andanças, para Lily James foi a primeira cerimónia dos Emmys. A actriz, que deu vida a Pamela Anderson em Pam & Tommy, confessou estar “muito honrada” com a nomeação recebida e admitiu “estar muito nervosa”. Foi um dos destaques da passadeira vermelha num modelo exclusivo Versace.
E se há quem tenha apostado em consagradas casas de moda ─ como Julia Garner em Gucci ou Sarah Paulson em Louis Vuitton ─ Elle Fanning foi mais original na escolha. A estrela de 24 anos revelou que pediu à figurinista da série The Great que desenhasse o vestido a usar na cerimónia, inspirado pelo “glamour dos anos 50 de Hollywood”.
Restava saber se o protagonista de Better Call Saul, Bob Odenkirk, iria encarnar o extravagante estilo da personagem do sucesso da Netflix. A dar vida ao advogado desde 2008, o actor recordou, na entrevista antes da cerimónia, o ataque cardíaco que sofreu nas filmagens durante o ano passado. A co-protagonista Rhea Seehorn estava nomeada para Melhor Actriz Secundária em Série Dramática e usou uma criação da colecção de alta-costura do criador libanês Georges Chakra.
Para os homens, o mote foi “noite branca”. O comediante Seth Rogen, os actores Andrew Garfield e Nicholas Braun e o cantor John Legend trocaram o clássico smoking com laço preto por modelos em branco-pérola, que se destacaram entre as celebridades a cruzar a passadeira vermelha, provando que os coordenados masculinos não têm de ser aborrecidos.
Cerimónias como os Emmys vão muito além de premiar as diferentes artes e são, também, uma oportunidade de as casas de moda mostrarem o que de melhor sabem fazer, ora com criações exclusivas, ora fazendo desfilar as mais recentes colecções de alta-costura. É que uma passadeira vermelha alcança todo o mundo, não só através da televisão, como, especialmente, pelas redes sociais.
Na galeria de imagens, acompanhe o desfile na passadeira vermelha dos Emmys 2022.