Meo, Nos e Vodafone sobem preços no próximo ano

Três maiores grupos de telecomunicações a operar em Portugal dão a inflação como razão para actualizar preços em 2024.

Foto
Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
02:08

Os três principais operadores de telecomunicações Meo, Nos e Vodafone Portugal vão aumentar os preços no próximo ano, depois de há um mês o regulador Anacom ter pedido "contenção" na subida.

De acordo com informação disponível no site da Meo, detida pela Altice Portugal, a operadora "irá actualizar os seus preços de acordo com as condições contratuais em vigor".

Assim, no que respeita às mensalidades de serviços pós-pagos móveis, a actualização entra em vigor a 1 de Janeiro de 2024, com o valor mínimo contratualmente previsto de 50 cêntimos com IVA.

Um mês depois, a 1 de Fevereiro, por aplicação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) relativo ano de 2023, que é divulgado pelo INE a partir de 19 de Janeiro, será feita a actualização das mensalidades de serviços fixos com televisão e convergentes.

"Aos cartões móveis adicionais será aplicado o valor mínimo contratualmente previsto de 50 cêntimos (com IVA)", lê-se no site da Meo.

Por sua vez, a Nos explica, no site oficial da empresa, que "o contexto inflacionista tem vindo a agravar os custos do sector das comunicações" e que, neste sentido, "actualizará o preço dos serviços" segundo o IPC.

"Esta actualização incide sobre as mensalidades de serviços bem como as tarifas extra plafond" e "os novos preços entrarão em vigor a 1 de Fevereiro de 2024 e cada cliente poderá consultar a sua actualização específica no site da Nos, a partir de 23 de Janeiro de 2024", adianta.

Também a Vodafone Portugal refere, no site do grupo, que vai actualizar o preço dos seus serviços.

"De acordo com os termos e condições previstos no contrato, a Vodafone Portugal vai actualizar o preço dos serviços de telecomunicações prestados aos seus clientes, a partir de 1 de Fevereiro de 2024", sendo o aumento calculado através do IPC.

As três operadoras adiantam disponibilizar soluções para clientes mais vulneráveis.

Há cerca de um mês, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) tinha pedido aos operadores "contenção" na subida de preços dos seus serviços, tendo em conta o actual contexto económico e previsão para 2024, que apontam para um aumento do custo de vida.