Novo aeroporto custa 8000 milhões e não fica pronto antes de 2031

Alcochete e Vendas Novas são apontadas como as melhores localizações para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa. Ambas implicam um investimento superior a oito mil milhões de euros.

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António Costa e Rosário Partidário, presidente da CTI que estudou a melhor localização para o novo aeroporto de Lisboa Daniel Rocha/ PÚBLICO
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Está apresentado o relatório com as propostas para a localização do novo aeroporto de Lisboa. Ao fim de mais de um ano, a Comissão Técnica Independente (CTI) criada para estudar a melhor forma de aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa concluiu que a solução Portela + Alcochete é a que traz "mais vantagem" para o país. Mas não é a única possível e, para já, não há certezas quanto ao rumo que irá ser tomado para o novo aeroporto. Há, ainda assim, vários aspectos que já podem ser tidos como certos: qualquer opção terá um custo mínimo de cerca de oito mil milhões de euros e não ficará pronta antes de 2031; qualquer decisão vai caber ao próximo Governo e terá de ser acordada com a concessionária do aeroporto; e a Portela será alvo de obras "imediatas".

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