Simulações: IRS baixa em todos os escalões, mas mais até ao quinto

Depois do foco nas “classes baixas”, a descida do IRS centra-se nas “classes médias”, diz Medina. Isenção do IRS abrange salários até 820 euros e a redução parcial chega a quem ganha até mil euros.

Foto
Medina apresentou a proposta orçamental nesta terça-feira no salão nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
08:26

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As taxas do IRS só vão baixar nos cinco primeiros escalões em 2024, mas essa redução também beneficia os contribuintes dos degraus acima, que têm rendimentos mais elevados. É que o impacto da descida das taxas, somado à actualização dos valores que dividem os nove patamares de rendimento, permitirá um desagravamento transversal, do primeiro ao último escalão, confirmam as simulações realizadas para o PÚBLICO pela consultora PwC em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.