Fogos em Nelas e Ourém dominados. Há mais de 90 concelhos em perigo máximo de incêndio

Incêndios foram dominados durante as primeiras horas desta quinta-feira. Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira.

Foto
Perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira Daniel Rocha

Os incêndios em Urqueira, Ourém, e em Senhorim, no concelho de Nelas, foram dados como dominados nas últimas horas, adiantaram fontes da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) à agência Lusa.

O incêndio que deflagrou às 18h33 de quarta-feira em Urqueira, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, foi dominado às 5h06, disse à Lusa o comandante Elísio Pereira. De acordo com o site da ANEPC, no local permanecem ainda mais de 500 operacionais, apoiados por 160 viaturas, envolvidos nas operações de rescaldo.

Já o incêndio que começou pelas 12h24 de quarta-feira em Senhorim, freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas, no distrito de Viseu, foi dominado às 2h30, disse à Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. A circulação na Estrada Nacional 231 (EN 231), entre Nelas e Seia, já tinha sido restabelecida na quarta-feira à noite.

No incêndio que afectou o concelho de Nelas, quatro pessoas foram retiradas preventivamente após ataques de ansiedade, e 16 habitantes pernoitaram na zona de apoio à população, avançou a Protecção Civil em conferência de imprensa esta quinta-feira. Já no concelho de Ourém, três crianças e um homem de mobilidade reduzida foram retirados da zona preventivamente.

Não há feridos graves na sequência destes incêndios nem afectação de vias rodoviárias. Apesar da descida de temperatura, mantém-se o risco de incêndio. Nesta quinta-feira, mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança apresentam um perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também mais de 40 concelhos dos distritos de Braga, Via Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Beja, Évora e Faro em perigo muito elevado. Outros concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja estão em perigo elevado de incêndio.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira. Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado na faixa costeira ocidental, e ocorrência de chuva fraca ou chuvisco e trovoada, em especial nas terras altas, no interior norte e centro. Está ainda prevista uma descida da temperatura máxima no norte e centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 graus Celsius (no Porto) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Viana do Castelo) e os 40 (em Castelo Branco, Évora e Beja).

Notícia actualizada às 9h23: acrescentadas informações da Protecção Civil