Marcelo e professores: cinco anos do Presidente a aumentar a pressão sobre o Governo

Entre o veto ao diploma sobre o tempo de serviço dos professores de 2018 e o deste ano, o Presidente da República foi clarificando a posição sobre o descongelamento integral das carreiras docentes.

Foto
O Presidente ainda não promulgou a nova versão do diploma do Governo sobre a progressão na carreira dos professores Daniel Rocha/PUBLICO
Ouça este artigo
00:00
05:44

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Em cinco anos, o Presidente da República já vetou por duas vezes diplomas do Governo sobre a reposição do tempo de serviço dos professores, mas nunca Marcelo Rebelo de Sousa tinha sido tão assertivo a defender as reivindicações dos professores, designadamente, que o tempo de serviço dos professores deve ser reposto integralmente, ainda que de forma faseada, como agora. Numa altura em que se espera uma decisão do Presidente sobre o novo decreto-lei do executivo, o PÚBLICO recorda os pontos principais que Marcelo tem invocado sobre a contabilização do tempo de serviço dos docentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.