Hilary Swank anuncia nascimento de gémeos e garante que “não foi fácil”

Actriz foi mãe aos 48 anos, tendo sido acusada de ocultar o método da concepção. No entanto, a produção de mais do que um óvulo torna-se mais provável numa fase tardia do ciclo reprodutivo.

Foto
Hilary Swank no 72º Festival Internacional de Cinema de Locarno, em 2019 EPA/URS FLUEELER/arquivo

Hilary Swank recorreu ao Instagram para anunciar o nascimento dos seus gémeos, um rapaz e uma rapariga. “Não foi fácil”, admite a actriz na legenda a uma imagem em que surge de costas com os dois bebés nos braços, acrescentado que “valeu a pena”.

A estrela duplamente oscarizada, com os filmes Os Rapazes Não Choram, de 2000, e Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos, de 2005, tinha anunciado a gravidez, em Outubro, no programa de televisão Good Morning America. Casada, desde 2018, com o empresário Philip Schneider, Swank manifestou-se “abençoada” quando revelou estar à espera não de um, mas de dois bebés. “É uma bênção, é um absoluto milagre, é inacreditável", desabafou.

Na altura, a actriz, de 48 anos, disse que não contava com uma gravidez de gémeos, justificando a ocorrência com o facto de na família do marido haver um historial de gravidezes múltiplas. No entanto, a hereditariedade, que dá origem a gémeos dizigóticos — uma mulher ovula duas vezes ao mesmo tempo e os dois ovócitos são fecundados por espermatozóides diferentes, originando irmãos tão diferentes entre si como os de gravidezes distintas —, é manifestada apenas nas mulheres. Ou seja, uma filha de Schneider poderia herdar o gene que determina a ovulação dupla, mas o marido de Swank não pode ter qualquer responsabilidade numa gravidez gemelar.

A narrativa de Swank foi amplamente criticada, inclusive por médicos, que a culparam por induzir em erro milhares de mulheres, levadas a crer que, mesmo depois de uma determinada idade, poderiam viver uma gravidez sem problemas e sem intervenção médica. Mais: a actriz foi acusada de ter recorrido a uma fertilização in vitro (FIV), com óvulos doados, o que poderia justificar os gémeos.

No entanto, estudos clínicos esclarecem que no período reprodutivo, à medida que se envelhece, há uma forte probabilidade de libertar mais do que um óvulo por mês. Ou seja, apesar de se tratar de um caso raro, é possível que a gravidez gemelar de Hilary Swank seja simplesmente fruto de um acaso. Recentemente, a actriz brasileira Cláudia Raia ficou grávida aos 55 anos, numa altura em que confessou julgar já estar em menopausa. O bebé, um menino, nasceu no início de Fevereiro.

Seja como for, a actriz norte-americana optou por desvalorizar os comentários negativos, não se coibindo de viver com alegria o momento e exibindo sempre que possível a sua barriga de grávida.

A caixa de comentários à publicação depressa se encheu de felicitações dos milhares de fãs, mas também de muitas estrelas de Hollywood, como as colegas de profissão Viola Davis, Lindsay Lohan ou Kate Hudson.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários