Ciclismo: ouro para Maria Martins, prata para Rui Oliveira nos Europeus de pista
Portugal entrou com a roda direita no campeonato que está a decorrer em Grenchen, na Suíça.
Está a ser um primeiro dia em cheio para a comitiva portuguesa nos Europeus de ciclismo de pista. Nesta quarta-feira, Maria Martins começou por sagrar-se campeã europeia de scratch, enquanto Rui Oliveira foi o segundo mais rápido na prova de eliminação, em Grenchen, na Suíça.
A ciclista de Santarém, que tinha sido terceira classificada nesta mesma variante nos Campeonatos da Europa de 2019 (Apeldoorn) e de 2020 (Berlim), chega agora ao título, cimentando, aos 23 anos, uma carreira que tem sido feita em crescendo e em múltiplas frentes (também compete no omnium, na eliminação ou na corrida por pontos).
No mesmo ano em que se tornou na primeira portuguesa a integrar o WorldTour (trocou a britânica Le Col-Wahoo pela belga Fenix-Deceuninck, em Janeiro), "Tata" Martins volta a fazer história, agora com um triunfo numa prova em que relegou para o segundo lugar a espanhola Eukene Arteaga e para o terceiro a polaca Daria Pikulik.
"Eu e a corredora espanhola saímos a mais ou menos 10 voltas do final e, quando percebi que as voltas passavam e nós continuávamos a ganhar espaço, percebi que poderia lutar pela vitória. Senti-me bem e guardei as minhas forças para o final. É muito especial vestir esta camisola na categoria elite. Foi um dia perfeito", resumiu Maria Martins, citada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Especialista também nestas lides, Rui Oliveira repetiu, na pista suíça, o estatuto de vice-campeão europeu de eliminação que alcançara em Glasgow, em 2018 (um ano antes, em Berlim, tinha sido terceiro). Em 2020, também saiu da Bulgária (Plovdiv) com uma medalha, mas na variante de madison.
Aos 26 anos, o ciclista gaiense, que se divide entre as competições de pista e de estrada (corre pela UAE Team Emirates), soma mais um resultado de relevo, tendo sido unicamente superado em Grenchen pelo alemão Tim Torn Teutenberg.
Na quinta-feira, Portugal estará representado por três atletas nos Europeus. No final da manhã, às 12h03, Rodrigo Caixas fará a qualificação para a prova de um quilómetro contra-relógio e, caso termine entre os oito melhores, disputará a final, pelas 19h. Antes, será Diogo Narciso a entrar em pista para a corrida por pontos, às 17h16, enquanto Maria Martins compete na eliminação, às 18h24.