Uma medida irrisória ou um prémio para o Presidente?
A influência e a palavra do Presidente terão um valor reforçado? Abrir a possibilidade de se discutir 34 respostas sobre temas delicados não aumentará o peso da opinião do chefe de Estado?
Tem o nome pomposo de “questionário de verificação prévia à propositura de membros do governo ao Presidente da República a ser preenchido pelas personalidades convidadas pelo primeiro-ministro para integrarem o governo”. São 34 perguntas que incidem sobre cinco grandes áreas: actividades actuais e anteriores e ligações societárias; impedimentos e conflito de interesses; situação patrimonial; situações fiscais e responsabilidades penais e inquéritos em curso. E é a grande resposta do Governo àquilo que António Costa começou por chamar "casos e casinhos" e que levou à demissão de vários governantes.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.