Mais de metade da população elegível ainda não está vacinada contra a covid-19 e a gripe
Portugal vacinou 35% das pessoas elegíveis contra a covid-19 e 44% contra a gripe. A vacinação segue ao ritmo planeado e o processo nos lares já está quase concluído. Com a aproximação dos meses frios, é preciso sensibilizar a população e lembrar que não se deve vacinar em cima de uma nova onda epidémica, diz médico.
Portugal tem ainda de vacinar mais de metade da população elegível para levar as vacinas contra a covid-19 e a gripe, mas o coordenador do plano de vacinação está confiante de que o país conseguirá atingir a meta traçada em Setembro de concluir o processo em 100 dias. Em declarações ao PÚBLICO, o coordenador do Núcleo de Apoio ao Ministério da Saúde, coronel Penha Gonçalves, avançou que, nesta altura, há 1.270.000 pessoas acima dos 60 anos vacinadas com a “dose de Outono da covid-19”, 35% do total da população elegível — o que significa que falta ainda vacinar mais de 65%. No que toca à gripe, há 1.334.000 pessoas acima dos 65 anos vacinadas (44%) e falta inocular mais de metade.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.