Espécie: este restaurante vegetariano do Porto é capaz de vergar um carnívoro
Na Picaria, no Porto, nasceu um restaurante vegetariano guloso, com coisas fritas, volumosas e picantes que já converteu alguns carnívoros — e nem é essa a sua missão principal. João Pupo Lameiras e Marta Almendra desconstroem os legumes e criam pratos que não existem. E até editaram um Vegetalário — um animalário de legumes.
Que o vegetarianismo é coisa dos mais novos, que a comida é toda desenxabida e que saímos do restaurante cheios de fome, que estamos sempre a cozinhar a mesma coisa e que, pura e simplesmente, não existem receitas. Este restaurante vegetariano “que também quer conquistar não-vegetarianos” não deixa o mínimo espaço para mitos, frases feitas e preconceitos. O Espécie é pura gula e sofreguidão, farta-brutos cheio de legumes “difíceis” tratados como peças de carne — maltratados, portanto —, coisas fritas, volumosas, pingantes e picantes. Veredicto: pratos e dedos besuntados. “Tenham barriga!”, alerta com a devida antecedência o chef João Pupo Lameiras. Depois não digam que não foram avisados. “Sabendo que vou ser eu a preparar a carta, a coisa vai ser intensa.”
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.