Ucrânia: Shakhtar Donetsk agradece ao Benfica pela ajuda humanitária
Bens essenciais, incluindo medicamentos, artigos de higiene, alimentos, água e outras bebidas, foram recolhidos em Portugal e entregues na Ucrânia.
- Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia
- Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra
- Especial: Guerra na Ucrânia
O clube ucraniano Shakthar Donetsk expressou esta terça-feira a sua “sincera gratidão” ao Benfica pelo envio de bens essenciais, como medicamentos e alimentos, para a Ucrânia, com a carga humanitária a ser distribuída em várias cidades afectadas pela guerra.
“O clube português respondeu ao apelo do FC Shakhtar e encaminhou a carga humanitária para a Ucrânia. O Benfica é um dos muitos clubes europeus que decidiram ajudar os ucranianos afectados pelas hostilidades”, assinalou o clube ucraniano no seu site oficial e nas redes sociais.
Os ucranianos especificaram que “bens essenciais, incluindo medicamentos, artigos de higiene pessoal, alimentos, água e [outras] bebidas, foram recolhidos em Portugal e entregues na Ucrânia”, e que, por acordo com o Ministério de Assuntos Internos daquele país, a carga humanitária foi entregue nas cidades de Mikolaiv, Sumi, Donetsk e Chernihiv.
“O FC Shakhtar expressa a sua sincera gratidão ao Benfica e ao seu presidente Rui Costa pela ajuda humanitária e apoio ao povo ucraniano, o que significa muito neste momento difícil para o nosso país”, acrescenta o emblema de Donetsk.
A ofensiva militar lançada na madrugada de 24 de Fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de cinco milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU – a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.