CGD retoma serviços ao balcão e online e afasta cenário de ataque informático
Banco público liderado por Paulo Macedo esteve sem serviços durante parte da manhã. As operações através da aplicação para telemóveis também já estão normalizadas.
Os sistemas informáticos da Caixa Geral de Depósitos (CGD) já estão a funcionar, depois de um problema informático que impediu a realização de operações aos balcões, durante a manhã desta segunda-feira. Os serviços digitais do banco, como a Caixa Directa, também chegaram a estar indisponíveis, mas já se encontram a funcionar. O mesmo também acontece na aplicação para telemóveis, onde a instabilidade também “está resolvida”, adiantou a instituição às 14h00.
Fonte oficial da CGD diz que não se tratou de um ataque informático, como aconteceu recentemente a várias empresas portuguesas, nomeadamente na Vodafone e no Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.
A CGD garante que as operações de levantamento de dinheiro e pagamentos com os cartões de débito e crédito da instituição não registam qualquer problema. “Confirmamos que há um constrangimento informático que está a afectar a nossa plataforma de balcões desde o meio da manhã de hoje”, avançou a instituição liderada por Paulo Macedo.
Em nota enviada ao PÚBLICO, a Caixa adiantou que tinha sido “identificado o bug” e que as equipas informáticas estavam a trabalhar para repor o sistema. A instituição contava ter o sistema informático dos balcões a funcionar nas próximas horas, o que veio a confirmar-se, e acrescentava: “Não se trata de um ataque informático.”
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou esta sexta-feira um resultado líquido de 583 milhões de euros, relativos a 2021, valor que representa uma subida de 18,7% em relação aos lucros de 492 milhões que tinham sido alcançados no ano anterior. A contribuir para esta evolução esteve o crescimento da actividade comercial, conseguido apesar do contexto de pandemia.