O actor Alec Baldwin expressou o seu choque e tristeza após a morte da directora de fotografia Halyna Hutchins com uma arma cenográfica, durante a rodagem do filme Rust, no Novo México. Há cerca de uma hora, o actor e co-produtor do western fez duas publicações na rede social Twitter onde revela que está em contacto com o marido de Hutchins e que lhe ofereceu todo o seu apoio.
“Lamento pelo seu marido, pelo seu filho e por todos os que conheciam e amavam Halyna”, escreveu. Halyna Hutchins, de 42 anos, trabalhava como directora de fotografia no western e era considerada uma estrela em ascensão na indústria cinematográfica norte-americana. “Não há palavras para expressar o meu choque e a minha tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida a Halyna Hutchins, mulher, mãe e colega de trabalho profundamente admirada”, escreveu ainda Baldwin.
1-
— AlecBaldwin(HABF) (@AlecBaldwin) October 22, 2021
There are no words to convey my shock and sadness regarding the tragic accident that took the life of Halyna Hutchins, a wife, mother and deeply admired colleague of ours. I'm fully cooperating with the police investigation to address how this tragedy occurred and
2- I am in touch with her husband, offering my support to him and his family. My heart is broken for her husband, their son, and all who knew and loved Halyna.
— AlecBaldwin(HABF) (@AlecBaldwin) October 22, 2021
O actor avança ainda que está a cooperar “totalmente com a investigação policial” para esclarecer como ocorreu a “tragédia”. Depois de ter sido atingida, Halyna Hutchins foi levada de urgência para o hospital de helicóptero, mas acabou por morrer devido aos ferimentos. Além de Hutchins, também o realizador do filme, Joel Souza, de 48 anos, foi ferido e levado de ambulância, mas já teve alta.
Citado pela BBC, um porta-voz de Baldwin, conhecido pelo seu papel como Jack Donaghy no sitcom da NBC Rockefeller 30 e pela sua interpretação de Donald Trump no programa Saturday Night Live, disse que o incidente envolveu o disparo errado de uma arma cenográfica. A polícia está a tentar estabelecer que tipo de projéctil saiu da arma e como. Os meios de comunicação locais referem que Baldwin foi visto em lágrimas junto ao gabinete do xerife de Santa Fé. As autoridades deram conhecimento ainda que o actor já tinha falado com os detectives: “Veio voluntariamente e saiu do edifício depois de ter prestado declarações.”