Sem Rodeios: campanha quer mostrar que a depressão não é apenas uma questão de humor

O humorista António Raminhos é o rosto da campanha de sensibilização, que quer mostrar às pessoas que é possível voltar a ser quem eram antes de a depressão ter tomado conta das suas vidas.

Foto
Tristeza, desânimo, angústia, cansaço e perda de energia são algumas dos sintomas mais comuns da depressão Unsplash/Kristina Tripkovic

A depressão pode ser descrita como “uma impotência de funcionar”, define a psiquiatra Maria João Heitor, presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM). O estigma em torno desta doença e da saúde mental, em geral, foi o motor de arranque da campanha de sensibilização “Depressão Sem Rodeios”, para mostrar que esta é mais do que uma questão de humor e que, para quem sofre, é possível voltar a ser quem era antes de a doença tomar conta da sua vida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.