O mais alto pinheiro de Portugal está em Tibães
Contemporâneo dos monges beneditinos que habitaram o Mosteiro de Tibães, em Braga, e modelaram a paisagem até 1834, este é o mais alto pinheiro-bravo medido em Portugal. Na Cerca há mais duas árvores (cedros-do-himalaia) classificadas.
Aparentemente inerte e desprovido de energia, o totem de torres de computador esventradas vai sendo habitado por musgos e fetos que se alojam entre os componentes e aos poucos engolido pela floresta. A instalação camaleónica in-situ do artista Nicolás Lamas deixa-nos interpretações com infinitas ramificações, combina e conecta elementos da natureza com tecnoarqueológicos que nos fazem pensar sobre como estamos inevitavelmente hiperligados ou mesmo dependentes da natureza e do avanço e conhecimento da tecnologia.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.