Segundo o Inquérito Piloto ao Trabalho Voluntário, realizado em 2012, cerca de 12% da população residente com 15 ou mais anos tinha feito nesse ano voluntariado ou participado em acções de voluntariado. Um número, contudo, abaixo da média da União Europeia, que se situava nos 24%. Cada vez mais pessoas querem começar a realizar voluntariado regularmente, mas a questão muitas vezes colocada é: Por onde começar? Nós damos uma ajudinha.
Área Geográfica: Lisboa, Oeiras e Sintra
Tema: Inclusão de pessoas com deficiência
O BIPP, Inclusão para a Deficiência, é uma instituição particular de solidariedade social que tem como missão a implementação de projectos que promovam a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Desenvolve várias respostas de onde se destaca o programa Semear - Terra de Oportunidades, todas elas tendo por base a sustentabilidade social, ambiental e financeira.
O programa Semear – Terra de Oportunidades é constituído por três projectos interligados, com a missão de promover a empregabilidade e a integração socioprofissional de jovens e adultos com dificuldade intelectual e do desenvolvimento através da formação certificada, produção e transformação agrícola. Estes projectos são o Semear Academia, um centro de formação e capacitação, o Semear na Terra, um negócio social inclusivo de produção hortícola biológica, e o Semear Mercearia, um negócio social inclusivo de transformação de produtos alimentares e combate ao desperdício alimentar.
Considerando que a inclusão destes cidadãos é possível e fundamental, torna-se essencial a sensibilização da sociedade civil para as suas competências e consequente contributo para o desenvolvimento activo do país. Desta forma, o voluntariado corporativo e individual nos projectos Semear permite uma interacção próxima com jovens e adultos com deficiência, uma troca de experiências e permuta de conhecimentos, garantindo a sua missão e sustentabilidade.
Durante o ano de 2018, o BIPP contou com o apoio de mais de 500 voluntários das mais diversas áreas profissionais para apoio às actividades desempenhadas nos projectos Terra, Mercearia e Academia, que contribuíram na construção de uma comunidade mais inclusiva e cujo impacto foi tão positivo para a associação quanto para cada um dos participantes.
Qual o impacto do programa?
O programa Semear iniciou-se em 2014. Desde então, 23 alunos formados na Semear Academia foram empregados (58% de taxa de emprego). Na Semear Mercearia foram produzidos 55 mil produtos, tendo participado na produção destes produtos 52 alunos. No total foram aproveitadas 12 toneladas de frutos. E no Semear na Terra foram produzidas 40 toneladas de hortícolas, tendo sido integrados seis jovens com deficiência intelectual e de desenvolvimento; 36 formandos adquiriram competências práticas.
Como podes ajudar?
Dando um pouco do seu tempo, os voluntários podem ajudar:
- na Mercearia, através da confecção, embalamento, rotulagem e armazenamento dos produtos, cujo valor da venda reverterá depois para o projecto;
- no Semear na Terra, através da plantação, colheita, monda e cobertura de solo; no desenvolvimento de projectos e criação de negócios sociais e estratégias de financiamento; na implementação de actividades e operações dos projectos Semear; no desenvolvimento de materiais de comunicação dos projectos Semear.
Quando precisam de ti?
- uma manhã ou tarde semanal;
- pontualmente.