“Uma horta em qualquer lugar” é o lema do projecto vencedor da 8.ª edição do Prémio Nacional das Indústrias Criativas (PNIC). A Noocity é uma empresa do Porto especializada na criação de equipamentos para agricultura urbana e terá agora 25.000 euros para desenvolver e consolidar o negócio.
José Ruivo, Pedro Monteiro e Leonor Babo são os responsáveis pela “start-up” e inspiraram-se no “conceito da consciência colectiva” e no universo urbano para baptizarem de Noocity o projecto, “100 por cento português”, como se lê em comunicado. A ideia é que as hortas caseiras estejam cada vez mais presentes nas casas de portugueses e, para isso, os três jovens desenvolveram uma “cama de cultivo com sistema de auto-rega que facilita a agricultura biológica em qualquer lugar”.
Entre as vantagens, continuam, está o facto de “economizar água e oferecer maior autonomia, não sendo necessário estas constantemente a regar”. Ao P3, José Ruivo explicou, em 2014, como a “Growbed” aproveita um sistema de subirrigação especial. “Esta tecnologia consiste em criar um depósito de água por baixo da zona de cultivo”, que depois “sobe até às raízes e hidrata as plantas”.
A “Growbed” destina-se a “um público urbano que anda sempre ocupado e que tem pouco tempo disponível” e é fácil de montar. Cerca de três anos é quanto esta cama pode durar, “mesmo com condições adversas de vento ou chuva”. No site da Noocity é possível encomendá-la a partir de 148 euros.
Além do valor monetário associado ao primeiro lugar no PNIC, esta “start-up” vai ainda representar Portugal no “Creative Business Cup”, em Copenhaga, na Dinamarca, em Novembro.
A Bio Boards — outro dos projectos finalistas desta edição do prémio — foi também distinguida com uma menção honrosa “pelo compromisso de produzir todos os produtos, como skates ou pranchas de surf, com o mínimo impacto ambiental”, aproveitando a cortiça portuguesa. E a Book in Loop, uma solução digital de economia da partilha aplicada a livros escolares, foi ainda distinguida em categoria.
O Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves recebeu, este ano, 168 candidaturas. Em 2015, o vencedor foi a Miss CAN, uma empresa de Lisboa que se dedica à venda de conservas portuguesas em “packs” actuais.