O RC Toulon assumiu neste domingo a liderança do Top 14 com um triunfo claro sobre o Grenoble. Os campeões franceses aproveitaram a inesperada derrota do Clermont em Bayonne para subir ao primeiro lugar, enquanto o Stade Français é agora terceiro, a par da equipa de Julien Bardy, Pedro Bettencourt e Maxime Vaz.
A jornada começou da melhor forma para o Toulouse, que continua a recuperar de um péssimo início de temporada. A equipa detentora de 19 títulos do Top 14, não deu hipóteses ao Lyon e alcançou uma vitória no papel de forasteiro com ponto bónus ofensivo: 41-17. Num jogo com sete ensaios, a formação da casa nunca baixou os braços e tentou sempre adiar o inevitável, mas o Toulouse foi sempre rápido, incisivo e móvel, com jogo corrido, off-loads e contra-ataques em todas a fases de jogo.
Aproveitando bem este resultado, o La Rochelle, a outra equipa promovida, recebeu e venceu a sempre difícil equipa do Montpellier, um dos candidatos ao play-off. Apesar de dominados nas fases estáticas, os jogadores da casa souberam ser sempre perigosos com bola na mão, especialmente Alofa Alofa (voltou a marcar), e mostraram uma grande solidez defensiva. Com este resultado os “Rochelais” afastam-se ainda mais da zona de despromoção.
O vizinho Castres, continuou a mostrar grandes dificuldades nesta época e perdeu em Brive, por 21-15. A equipa de Thomas Laranjeira, que começou a abertura mas saiu aos 30 minutos lesionado, soube gerir um jogo muito equilibrado, e conseguiu fazer a diferença no marcador com um ensaio ao minuto 66 de Alfi Mafi. O Castres até esteve na discussão do resultado a maior parte do jogo, mas não soube gerir o final da partida, período onde desperdiçou duas penalidades.
Líder à entrada para a jornada, o Clermont, que não contou com o castigado Bardy, deixou escapar o primeiro lugar da tabela em Bayonne, onde perdeu por 24-13. Num jogo pouco espectacular, com inúmeras penalidades de ambas as partes, o Bayonne foi mais forte na segunda parte e soube controlar o jogo, especialmente depois do ensaio do seu número 8 Charles Ollivon, que concluiu uma grande jogada de Scott Spedding.
A derrota do Clermont foi aproveitada pelo Stade Français que recebeu e venceu o Bordeaux por 39-22, com dois ensaios do centro Waisale Nayacalevu. O ponto de bónus dos parisenses foi apenas assegurado no último minuto, com um toque de meta do pilar georgiano Zurabi Zhvania.
A grande surpresa da jornada, no entanto, surgiu no outro jogo realizado na capital francesa: no Stade Yves du Manoir, o Oyonnax derrotou o Racing Metro, por 21-17. Apesar de não ter marcado qualquer ensaio e de ter sofrido dois, a equipa da pequena cidade de leste de França contou com a inspiração de Benjamin Urdapilleta. O abertura argentino marcou os 21 pontos do Oyonnax: um pontapé de ressalto e seis penalidades.
Na última partida da ronda, o RC Toulon sabia que podia acabar a semana como líder isolado e apesar de uma primeira parte equilibrada, cumpriu o objectivo. Num jogo espectacular no Stade Mayol (12 ensaios), o Grenoble chegou a alinhar com 13 atletas nos primeiros 40 minutos, mas ao intervalo perdia por apenas três pontos (17-14). No entanto, com cinco dos seus nove ensaios marcados na última meia hora, o RC Toulon construiu um triunfo claro, por 61-28, e garantiu o bónus.