Antevisão do África do Sul-Austrália
Os Springboks recebem os Wallabies na quinta jornada do Super Rugby num jogo fundamental na luta pelo segundo lugar no Rugby Championship
Empatados com 10 pontos no segundo lugar do Rugby Championship, África do Sul e Austrália defrontam-se neste sábado na Cidade do Cabo, na penúltima jornada do Rugby Championship 2014, numa partida que deverá ter um peso decisivo na definição da vice-liderança da competição.
Com seis pontos de atraso para os aparentemente intocáveis All Blacks, Springboks e Wallabies apenas podem sonhar em destronar os neozelandeses, o que torna a luta pelo segundo lugar da prova o objectivo número 1 das duas selecções no que resta da competição.
Sem convencerem ainda a nível exibição no torneio, a Austrália e a África do Sul protagonizaram, de longe, o pior jogo até ao momento do Rugby Championship 2014 e no primeiro duelo entre australianos e sul-africanos os Wallabies acabaram por beneficiar de um polémico cartão amarelo a Bryan Habana para darem a volta ao jogo nos últimos minutos e assegurarem o triunfo, por 24-23.
Agora, em solo africano, os Springboks têm o favoritismo do seu lado e a Austrália, com uma mão cheia de baixas importantes, terá muitas dificuldades em conseguir um resultado positivo. Desde o início da prova sem jogadores influentes como Will Genia, Quade Cooper, Stephen Moore, David Pocock ou Dave Dennis, a equipa de Ewen McKenzie também não terá em Newlands Rob Horne e James Hanson, o que torna a primeira vitória australiana na Cidade do Cabo nas últimas duas décadas uma tarefa muito difícil.
Do lado sul-africano, a grande surpresa é a titularidade de Tebo Mohoje. O terceira-linha fará a estreia numa equipa inicial dos Springboks, relegando para o banco de suplentes Schalk Burger. Com o jovem Handrè Pollard firme na posição 10, realce para o regresso de Francois Hougaard ao XV sul-africano. O formação dos Bulls alinhará no lugar do lesionado Ruan Pienaar.
Newlands, na Cidade do Cabo
Árbitro: Nigel Owens
Data e hora: sábado às 16h00
África do Sul: 15 Willie le Roux, 14 Cornal Hendricks, 13 Jan Serfontein, 12 Jean de Villiers (c), 11 Bryan Habana, 10 Handrè Pollard, 9 Francois Hougaard, 8 Duane Vermeulen, 7 Tebo Mohoje, 6 Marcell Coetzee, 5 Victor Matfield, 4 Eben Etzebeth, 3 Jannie du Plessis, 2 Adriaan Strauss, 1 Tendai Mtawarira
Austrália: 15 Israel Folau, 14 Adam Ashley-Cooper, 13 Tevita Kuridrani, 12 Matt Toomua, 11 Joe Tomane, 10 Bernard Foley, 9 Nick Phipps, 8 Ben McCalman, 7 Michael Hooper (c), 6 Scott Fardy, 5 Rob Simmons, 4 Sam Carter, 3 Sekope Kepu, 2 Saia Fainga'a, 1 James Slipper.