Pumas ficam-se novamente pelo “quase”
A Argentina voltou a estar muito perto de evitar a derrota, mas acabou batida pela Austrália, por 32-25
Tal como tinha acontecido na primeira jornada do Rugby Championship de 2014, na África do Sul, a Argentina perdeu na Austrália por sete pontos de diferença e terminou a partida em cima da linha de ensaio do adversário. No entanto, pela quarta vez nos quatro jogos da competição que disputou, os Pumas saíram apenas com a consolação de mostrarem qualidade frente a um top-3 do ranking da IRB.
Excluindo o jogo do fim-de-semana passado na Nova Zelândia, Daniel Hourcade deve ter terminado todos os jogos do Rugby Championship deste ano com um enorme amargo de boca. Nas duas partidas contra a África do Sul e neste sábado na Austrália, os Pumas tiveram na mão a possibilidade de evitar a derrota, mas falharam nos momentos finais.
Desta vez, em Gold Cost, a Argentina até nem foi tão exuberante como nas partidas anteriores e durante uma hora mostrou-se uma equipa amorfa, mas no último terço do encontro encostou os Wallabies às cordas. Os australianos, que tinham vencido sem convencer a África do Sul na terceira jornada, até realizaram a melhor exibição até ao momento na competição e conseguiram durante quase toda a partida anular os trunfos argentinos. O 14-7 ao intervalo era, por isso, ligeiramente curto para o domínio da formação da Oceânia.
No entanto, após o intervalo, Michael Hooper fez o seu segundo ensaio no jogo e com mais uma penalidade de Foley e o primeiro toque de meta de Peter Bethem com a camisola australiana, Ewen McKenzie parecia ter assegurado um triunfo tranquilo para a sua selecção. Mas a vencer por 29-13 a 20 minutos do fim, os Wallabies cometeram o erro de baixar o ritmo e de darem a vitória como garantida. E contra os Pumas, normalmente essa altivez é penalizada.
Em apenas sete minutos, Marcelo Bosh e Joaquin Tuculet marcaram dois ensaios para os argentinos e o resultado passou para 29-25. Foley, aos 73’, deixou os australianos a respirar um pouco melhor (32-25), mas os últimos cinco minutos foram jogados dentro da área de 22 metros da Austrália e a Argentina esteve a poucos centímetros de marcar o ensaio que, se fosse convertido, daria o merecido empate à equipa de Hourcade.
Resultados:
Austrália-Nova Zelândia, 12-12
África do Sul-Argentina, 13-6
Nova Zelândia-Austrália, 51-20
Argentina-África do Sul, 31-33
Nova Zelândia-Argentina, 28-9
Austrália-África do Sul, 24-23
Nova Zelândia-África do Sul, 14-10
Austrália-Argentina, 32-25
Classificação:
1.º - Nova Zelândia, 16 pontos
2.º - África do Sul, 10 pontos
3.º - Austrália, 10 pontos
4.º - Argentina, 3 pontos