Há quem escreva maravilhas sobre a aplicação das "hashtags" no Facebok e há quem já tenha metido um gosto na página “This is not Twitter. Hashtags don't work here.” Mas o que significa este símbolo para a forma como os utilizadores e as empresas comunicam no Facebook?
As "hashtags" são "hiperlinks" que funcionam dentro de uma rede através da colocação do símbolo "#" antes de palavras-chave. Os utilizadores do Twitter, que estavam já familiarizados com a incorporação de "hashtags" nas suas mensagens, levaram este hábito para o Facebook mesmo antes deste ter adotado o sistema das "hashtags".
Contudo, as críticas não se fizeram esperar. Há quem ache que as "hashtags" pertencem ao "Twitter" e que não fazem sentido numa rede social como o Facebook. Outros temem que este símbolo possa ser usado de forma exagerada e que as mensagens comecem a tornar-se elegíveis (ou mesmo ridículas). A verdade é que se os utilizadores do Facebook começarem a acrescentar este símbolo “#” antes de todas as palavras que escrevem esta ferramenta ameaça tornar-se inútil.
Procura de informação
Afinal de contas, qual é o sentido de criarmos um "hiperlink" para a palavra “olá”? Contudo, se acrescentarmos um pouco de bom senso e moderação às "hashtags" podemos criar uma excelente forma de aumentarmos o conhecimento sobre determinados temas. Uma das grandes vantagens das "hashtags" é precisamente proporcionar uma procura fácil de informação acerca de um tema dentro de uma rede social, seja o Twitter ou o Facebook.
As empresas acabam por ser quem mais beneficia com as "hashtags". As referências que os utilizadores fazem a certos eventos, marcas, produtos ou conteúdos dá às marcas visibilidade e permite-lhes saber o que os utilizadores pensam da sua empresa. Resumindo as "hashtags" funcionam como uma espécie de radar de acontecimentos. Algo vantajoso para as empresas e para os utilizadores mas que não se diferencia daquilo que já era possível fazer no Twitter.
A grande vantagem das hashtags no Facebook é sobretudo permitir às marcas inovar as suas publicações através da partilha de imagens que, graças às "hashtags", as empresas agora sabem que existem. Deste modo os consumidores da marca podem ver o seu conteúdo apresentado na página de Facebook da empresa e a empresa ganha dinamismo e mostra interesse pelos seus clientes. Afinal de contas não são as "hashtags" a verdadeira novidade, mas sim a forma como se podem adaptar aos vários meios.