O grupo britânico Blur vai actuar a 31 de Maio no festival Optimus Primavera Sound, no Porto, anunciou a organização. A segunda edição do festival em Portugal acontecerá de 30 de Maio a 2 de Junho.
Os Blur, que tinham anunciado este Verão a despedida dos palcos, depois de uma actuação no âmbito dos Jogos Olímpicos, em Londres, revelaram esta segunda-feira na página oficial do Facebook que, afinal, vão fazer uma série de actuações em 2013.
A banda de Damon Albarn e Graham Coxon regressará, assim, a Portugal, sendo a primeira banda a ser anunciada do cartaz do Optimus Primavera Sound de 2013, marcado para o Porto. O grupo também actuará no Primavera Sound em Barcelona, Espanha.
Passes a 80 euros
O Optimus Primavera Sound, habitual em Espanha, aconteceu pela primeira vez este ano em Portugal, no Parque da Cidade, no Porto, com um cartaz que incluiu dezenas de bandas repartidas por três palcos, como Spiritualized, Flaming Lips, Wilco, The XX, Beach House, The Drums, Até ao dia 15 de Outubro, os passes para o festival custarão 80 euros.
Os Blur, que integram o vocalista Damon Albarn, o guitarrista Graham Coxon, o baixista Alex James e o baterista Dave Rowntree, surgiram em Colchester em 1989 e tornaram-se um dos principais nomes da “britpop” da década seguinte, com temas como “Girls & Boys”, “Parklife”, “Song 2” e “End of century”.
Editaram sete álbuns, entre os quais “Modern life is rubbish” (1993), “Parklife” (1994) e “Think Tank” (2003), depois do qual se separaram, com cada um dos músicos a prosseguir percursos distintos, dentro e fora da música. Voltaram a juntar-se anos depois para concertos esporádicos. Em Novembro sairá um CD/DVD com a gravação do concerto que deram no verão em Hyde Park, aquele que supostamente seria o derradeiro da banda.