O Primavera Sound veio para ficar (por três anos, pelo menos)

O Optimus Primavera Sound vai ter a sua 1.ª edição no Porto, entre os dias 7 a 10 de Junho, no Parque da Cidade. 60% dos bilhetes foram vendidos a estrangeiros

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Flaming Lips têm presença confirmada no Primavera Sound do Porto Reuters

O Primavera Sound é um festival que se realiza em Barcelona há onze anos. Tendo já esgotado as últimas cinco edições em Espanha, é um festival procurado por públicos de toda a Europa e até por todo o mundo. Em 2012, a cidade do Porto vai receber uma edição do evento, entre 7 e 10 de Junho, no Parque da Cidade. O evento promete ficar na cidade por três anos, pelo menos.

O Primavera Sound é considerado pela imprensa internacional como uma "meca 'indie' de todo o mundo". É um evento que vai à procura dos artistas, "não é um festival que está á espera que as bandas passem pela Península Ibérica", afirma José Barreiro, da Ritmos, responsável pela organização.

"Existem programadores que trabalham o ano todo para a concretização do festival", diz o responsável. Além da importância do cartaz, o festival prima pelo tratamento do espaço: "há uma preocupação muito grande da parte da organização em que as pessoas se sintam bem", diz José Barreiro.

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25 mil pessoas por dia

Segundo Barreiro, o Optimus Primavera Sound tem de durar, pelo menos, três anos, pois é um projecto que "também tem uma envolvência com a cidade". "Não há limite de tempo", explica. O objectivo é continuar o evento para que nos anos seguintes haja mais palcos e mais animação. Para isso, "o festival tem que viver com a cidade", algo que "não se concretiza num ano".

O cartaz do Optimus Primavera Sound do Porto ainda não está totalmente fechado, mas já foi confirmada uma longa lista de presenças. Em destaque estão The Flaming Lips, Rufus Wainwright e Yann Tiersen, que se juntam assim às actuações anunciadas de Björk, Yo La Tengo, Wilco, Explosions in the Sky, The XX, Beach House, entre outros.

Mais de 10 mil bilhetes já foram vendidos, ainda com bandas por anunciar, porque "as pessoas sabem que, ao comprar um bilhete para o Primavera Sound, aproveitam o preço promocional que tem de início", continua Barreiro, acrescentando que cerca de 60% dos bilhetes foram vendidos a estrangeiros.

Para esta primeira edição, JoséBarreiro não quer "ter uma grande enchente" mas, dentro de três anos, espera ter mais público. "Nós queremos ter 25 mil pessoas por dia e acho que vamos atingi-las facilmente", adianta.

Notícia actualizada às 17h55 de 18 de Abril com a correcção do número de bilhetes vendidos

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