A companhia aérea de baixo custo transavia.com França, que hoje inicia operações no aeroporto de Lisboa, deverá ser a próxima transportadora a operar no terminal 2 daquela infraestrutura, juntando-se à easyJet.
A transavia.com França começa esta quinta-feira a operar no aeroporto de Lisboa, ligando a capital portuguesa à cidade francesa de Nantes duas vezes por semana, e prevê transportar 20 mil passageiros este ano. “Inicialmente, na ligação entre Lisboa e Nantes vamos operar a partir do terminal 1 do aeroporto da Portela e, brevemente, passaremos a voar no terminal 2”, disse à Lusa a fundadora e vice-presidente da transavia.com França, Hélène Abraham, sem avançar uma data.
A companhia aérea está em negociações com o aeroporto de Lisboa, motivo pelo qual não é possível avançar com o arranque das operações a partir do terminal 2. A transavia.com França foi criada pelo grupo Air France/KLM e pela transavia.com Holanda e já opera nos aeroportos do Porto (desde 2007) e do Funchal (desde 2010).
Desde 20 de Março que a companhia de baixo custo easyJet é a única a operar no terminal 2 do aeroporto de Lisboa, onde vai abrir a sua base a 19 de Abril. O director do aeroporto de Lisboa, João Nunes, afirmou, a 18 de Março, em entrevista à Lusa, que estava em conversações com três companhias aéreas para que estas passassem a operar no terminal 2. “Já fizemos três abordagens, duas delas estão muitíssimo adiantadas”, disse, na altura, o responsável, escusando-se a adiantar mais pormenores e referindo apenas que entre as companhias com as quais decorrem as negociações são ‘low cost’.
Em 2011, passaram 1,6 milhões de passageiros pelo terminal 2, o equivalente a 11 por cento do tráfego total do aeroporto de Lisboa. De acordo com o director do aeroporto de Lisboa, “no período de Inverno o terminal 2 tem ligações a 13 destinos, a que se juntam outros três no Verão e a nova base da EasyJet vai trazer cinco novas rotas”. A transavia.com França opera 43 rotas diferentes, a partir de França para Marrocos, Tunísia, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Egipto, Croácia, Chipre e Islândia.