A partir de 24 de Abril, o aeroporto do Porto passa a contar com voos da mais jovem das companhias aéreas europeias, a Volotea.
Sediada em Barcelona e com uma primeira base no Aeroporto Marco Polo, em Veneza, a companhia, que se estreia na Primavera - poucos dias depois do lançamento da Iberia Express, nova "filial" da Iberia -, pretende tornar-se líder nas pequenas e médias cidades, evitando os grandes aeroportos e criando ligações entre destinos sem voos directos ou cujo preço é habitualmente elevado. Para começar, apresentará 14 rotas.
??A primeira rota portuguesa, Porto – Veneza, estreia a 24 de Abril e contará com três frequências semanais (terça-feira, quinta-feira e sábado), disponibilizando, num total, 750 lugares por semana. O preço de lançamento, confirmado em comunicado pelo Aeroporto Sá Carneiro, é de 19 euros por trajecto “já com taxas incluídas”.
O nome "poético" da companhia
??A Volotea foi criada por co-fundadores da Vueling, Lázaro Ros y Carlos Muñoz, e utilizará, inicialmente, três Boeing 717 (de 125 lugares). O seu nome de baptismo tem traços poéticos, conta o "El País": foi retirado do poema "Mariposa de Outono" de Pablo Neruda, no qual o poeta chileno inventa o verbo "volotear" ("La mariposa volotea / Y arde - con el sol - a veces"). O mesmo jornal adianta que a empresa espera inaugurar mais tarde uma base em Espanha e que é possível que integre trabalhadores da falida Spanair.
A partir de 5 de Abril, além da rota lusa, segundo a Europapress, ligará Veneza a destinos italianos (Brindisi, Cagliari, Olbia, Palermo e Reggio Calabria), espanhóis (Bilbao, Alicante, Málaga, Santiago de Compostela) e ainda a Bordéus (França), Budapeste (Hungria), Cracóvia (Polónia) e Salónica (Grécia).
Os bilhetes, para todas as rotas, estarão disponíveis a partir da próxima semana no site da empresa.