Rio e Santana vistos por 513 mil espectadores – metade dos do debate de 2008 e de 2010
Debate entre os candidatos à liderança do PSD foi o 12º programa mais visto do dia. Ficou muito longe dos 1,5 milhões que seguiram Costa e Seguro em 2014 e do milhão que viu o debate a quatro para o PSD em 2008.
O debate entre Rui Rio e Pedro Santana Lopes, transmitido na RTP1 foi visto por apenas 513 mil espectadores, um valor muito baixo tendo em conta que foi emitido no horário nobre em canal aberto e em comparação com debates anteriores para a liderança do PSD em 2008 e 2010, e do PS em 2014.
À mesma hora em que Rio e Santana esgrimiam argumentos, a larga maioria dos telespectadores da televisão portuguesa estava ainda a assistir aos noticiários dos canais privados e a seguir preferiu as novelas emitidas pela TVI (A Herdeira) e pela SIC (Paixão). O debate ficou em 12º lugar no top dos programas mais vistos do dia.
De acordo com dados da Gfk disponibilizados pela Marktest/Mediamonitor, o embate entre Rio e Santana registou um share de 10,7% (a percentagem dos espectadores do programa entre o total dos que estavam a ver televisão àquela hora) e um rating de 5,3% (total de espectadores), o que corresponde a um total de cerca de 513 mil pessoas que seguiram o debate do início ao fim.
Este debate ficou muito aquém dos resultados dos últimos duelos de directas do PSD em 2010, quando Passos Coelho, Paulo Rangel, José Pedro Aguiar-Branco e Castanheira Barros se candidataram a presidente do PSD. Os debates em sinal aberto andaram à volta de um milhão de espectadores, enquanto o encontro entre Passos e Rangel, na SIC Notícias (canal disponível apenas na TV paga) foi seguido por 467 mil pessoas.
O meio milhão de espectadores ontem é também metade dos que seguiram, em Maio de 2008, na TVI, o debate entre os quatro sociais-democratas candidatos à sucessão de Luís Filipe Menezes, que registou 10,6% de audiência, o equivalente a 1,006 milhões de espectadores, e 28,9% de share. Em estúdio estiveram Manuela Ferreira Leite (que acabaria por ser eleita líder do PSD), Patinha Antão, Pedro Passos Coelho e Pedro Santana Lopes.
Já no caso do PS, o debate entre António Costa e António José Seguro, em Setembro de 2014, na TVI, foi seguido por cerca de 1,5 milhões de espectadores e foi o quarto programa mais visto do dia, só ultrapassado por duas novelas da TVI e uma da SIC.