Voto de pesar unânime no Parlamento pelas vítimas da explosão de Lamego
Deputados aprovaram voto de pesar pelas vítimas e de condolências às famílias.
Os deputados aprovaram esta sexta-feira por unanimidade um voto de “profundo pesar” pelas vítimas da explosão na fábrica de pirotecnia em Avões, no concelho de Lamego, ocorrida na passada terça-feira.
O curto texto, apresentado pelas bancadas do PSD e do PS, diz que se trata de um “momento de profundo sofrimento e grande tristeza para as respectivas famílias, amigos e toda a comunidade lamecense” e que o acidente provocou “grande consternação” em todo o país.
"A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, lamenta o trágico acidente e apresenta aos familiares e amigos das vítimas mortais e a toda a comunidade lamecense as mais sentidas condolências e expressa o seu profundo pesar pelo sucedido", lê-se ainda no documento.
A explosão ocorrida numa fábrica de pirotecnia na aldeia de Avões terá causado oito mortos. Seis corpos foram recuperados nas buscas realizadas durante três dias por equipas da Polícia Judiciária e do Instituto de Medicina Legal. Mas foram encontrados restos mortais cujas análises de ADN apontam para a existência de mais duas vítimas mortais – as duas pessoas que ainda se encontram desaparecidas. Os corpos e os vestígios biológicos foram enviados para o Instituto de Medicina Legal do Porto.
O Comandante Operacional Distrital de Viseu anunciou na quinta-feira que os meios da Protecção Civil seriam retirados do local ao fim da tarde, mas permanecem no local elementos da GNR para preservar a área de buscas e evitar a destruição de alguns vestígios. O perímetro das buscas fora alargado na quarta-feira depois de terem sido descobertos vestígios a cerca de 200 metros do epicentro da explosão.