O Dia Mais Curto não é só 21 de Dezembro

Iniciativa de divulgação da curta-metragem vai em crescendo até ao dia 21, data do solstício de Inverno. Filmes de José Miguel Ribeiro, Ana Maria Gomes ou Gabriel Abrantes estão entre os programas.

Foto
Menina, de Simão Cayatte DR

21 de Dezembro é a data do solstício de Inverno, o dia mais curto do ano e o Dia Mais Curto da curta-metragem. A iniciativa de dedicar o dia à divulgação do cinema de curta-metragem nasceu em França em 2011 e tem este ano a sua quarta edição em território português, com organização da Agência da Curta-Metragem. O principal dos quatro programas é o tradicional Panorama Nacional, este ano composto por quatro filmes: Penúmbria, de Eduardo Brito; Uma Breve História da Princesa X, de Gabriel Abrantes; Menina, de Simão Cayatte; e o vencedor do festival Curtas 2016, António Lindo António, de Ana Maria Gomes.

A escolha coube à Agência da Curta-Metragem, com sede em Vila do Conde, tal aliás como a escolha do programa infantil Curtinhas de Dezembro. Os dois restantes programas foram seleccionados em colaboração com a rede internacional Short Circuit: Europa em Curtas (sete filmes europeus) e Papel de Natal e Outras Histórias (seis animações europeias, com Papel de Natal, de José Miguel Ribeiro, como “ponta de lança”).

No dia 21, estes quatro programas, bem como programas associados, serão mostrados em cine-clubes, cine-teatros, salas comerciais e lojas Fnac de 27 cidades portuguesas: Abrantes, Albufeira, Almada, Amadora, Amarante, Braga, Cascais, Coimbra, Constância, Elvas, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Guimarães, Lajes do Pico, Leça da Palmeira, Leiria, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Porto, Sardoal, Setúbal, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Em Lisboa, cabe à Cinemateca Portuguesa mostrar nessa noite uma sessão especial com Penúmbria, À Noite Fazem-se Amigos, de Rita Barbosa; Sinais de Serenidade por Coisas sem Sentido, de Sandro Aguilar; e Fiesta Forever, de Jorge Jácome, enquanto o canal TVCine & Séries exibe um programa especial no próprio dia 21, e a RTP-2 propõe um Cinemax especial, A Noite Mais Longa das Curtas.

No entanto, O Dia Mais Curto não se resume ao dia 21 de Dezembro, visto que as celebrações da curta-metragem começaram já antes e terminam depois. Cinco curtas portuguesas podem ser vistas online, na semana que antecede essa data, no site da Agência da Curta Metragem (www.curtas.pt/agencia): Abraço do Vento, de José Miguel Ribeiro; Rapace, de João Nicolau; Amélia e Duarte, de Alice Guimarães e Mónica Santos; A Olhar para Cima, de João Figueiras; e Vicky & Sam, de Nuno Rocha.

Cinco das cidades participantes “deslocaram” as suas exibições para outros dias, estando na agenda, a partir desta quinta-feira, sessões em Vila do Conde (dias 18, 19 e 20), Vila Real (dia 20) e Barcelos (dia 22). Outras seis prolongam-nas para lá do dia 21 (Évora tem sessões adicionais a 16 e 17; Faro, dia 17; Guimarães, dia 18; Braga, dias 19 e 20; e Porto, dia 22).

O calendário completo das sessões, como sempre, pode ser consultado em http://odiamaiscurto.curtas.pt. 

Sugerir correcção
Comentar