Pokémon Go chega (oficialmente) a Portugal
Jogo já se tornou moda em Portugal, mas só agora passa a estar oficialmente disponível nas lojas de aplicações dos smartphones iOS e Android.
O jogo mobile do momento já era um fenómeno em Portugal, mas só esta sexta-feira é que Pokémon Go passou a estar oficialmente disponível nas lojas de aplicações para Android e iOS em Portugal. A informação foi avançada esta manhã pela conta oficial do jogo no Twitter.
Até agora, os jogadores portugueses tinham de recorrer a truques como a alteração geográfica das suas contas Apple e Android para fazer o download de Pokémon Go. A indisponibilidade oficial do jogo não evitou contudo que este se tornasse popular também em Portugal, com a moda a dominar as conversas nas redes sociais e a motivar a organização de eventos e torneios em várias cidades do país. Este domingo, por exemplo, há um encontro de entusiastas do jogo nos Olivais, em Lisboa.
Starting now, Trainers in Italy, Spain, and Portugal can download Pokémon GO officially from the Play Store or App Store.
— Pokémon GO (@PokemonGoApp) 15 de julho de 2016
É nos Estados Unidos, no entanto, que Pokémon Go tem causado maior entusiasmo e também controvérsia. O jogo foi lançado há pouco mais de uma semana pela Niantic, empresa especializada em jogos de realidade aumentada. O objectivo é encontrar pokémons (os ‘monstrinhos’ da série animada Pokémon e dos respectivos jogos de vídeo do final dos anos 1990) em casas e locais públicos em redor do utilizador, incluindo centros comerciais, jardins ou descampados, utilizando as ferramentas de navegação e geolocalização do telemóvel.
A novidade em relação aos jogos anteriores do tempo da consola portátil Game Boy é precisamente a obrigatoriedade da exploração no mundo real da realidade virtual que lhe é apresentada no ecrã do telemóvel.
Se há muitos exemplos de utilizadores que, através das redes sociais, apontam os efeitos positivos do jogo – vítimas de distúrbios psíquicos que saíram de casa pela primeira vez em muito tempo, ou pessoas sedentárias que finalmente abandonaram o sofá – também há episódios negativos a envolver Pokemón Go. Desde o lançamento do jogo, já chegaram às autoridades relatos de encontros com assaltantes e cadáveres. Há também registo de acidentes como quedas em ravinas e casos de violação de propriedade que resultam em problemas legais para os jogadores.
Em todo o caso, a reacção dos consumidores tem sido maioritariamente positiva e é sobretudo a Nintendo, proprietária da marca Pokémon, que celebra o sucesso do jogo. A histórica empresa japonesa de videojogos viu as suas acções valorizarem cerca de 40% em bolsa desde o lançamento de Pokémon Go.