Governo lança app para informar cidadãos sobre serviços públicos
Plataforma online e aplicação móvel permitem pesquisar balcões de atendimento e saber quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida.
Através da plataforma online é possível fazer uma pesquisa às entidades que prestam os serviços, aos próprios serviços ou onde se encontram os atendimentos pretendidos numa determina cidade ou zona do país. Por exemplo, se for pesquisado Loja do Cidadão, surge o mapa do país com as Lojas ou Espaços do Cidadão a funcionar. Clicando no ícone que identifica a loja ou espaço, abre-se uma janela que indica os contactos dos mesmos e os serviços que ali são prestados. O mesmo acontece se for pesquisado hospital, repartição de finanças ou esquadras de polícia.
Com a app Mapa do Cidadão, disponível de forma gratuita para iOS, Android e Windows, o utilizador pode fazer o mesmo tipo de pesquisas mas com a possibilidade de interagir, em tempo real, com o sistema de atendimento usado nas Lojas do Cidadão e nos Espaços do Cidadão, indica a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) na apresentação da app no seu site.
Assim, o utilizador pode saber quantas pessoas estão à espera de serem atendidas num determinado balcão, que senha está a ser chamada naquele instante e quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida. “Muito em breve, a mesma ferramenta vai permitir tirar uma senha e controlar o atendimento à distância”, adianta a AMA.
A plataforma e app Mapa do Cidadão foram apresentadas esta segunda-feira pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional. "É a administração pública que tem de se organizar em função do cidadão e não o cidadão que tem de se organizar em função da forma como a administração pública está estruturada e existe", afirmou Miguel Poiares Maduro, citado pela Lusa.
O secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, também presente na apresentação, sublinhou que a app Mapa do Cidadão "não traz nada de informação que seja nova". "Estamos é a agregar a informação, que já existe, e a disponibilizá-la" segundo as novas formas de mobilidade permitidas pela internet, salientou.
Pedro Silva Dias, presidente da AMA, adiantou, por sua vez, que a partir da "primeira semana de Julho" passará a ser possível aos utilizadores obterem uma senha para os diversos serviços públicos instalados nas Lojas ou Espaços do Cidadão e acompanharem a evolução do atendimento.
Outro dos objectivos que o Governo tem para a app é que esta podessa integrar informação do Ministério da Saúde sobre os tempos de espera nas urgências.
Notícia actualizada às 16h08: Acrescenta declarações do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, do secretário de Estado para a Modernização Administrativa e do presidente da AMA durante a apresentação da plataforma.