Ministro da Economia quer "prudência" sobre "sinais" de crescimento económico

O banco Montepio divulgou um relatório, na segunda-feira, que indica que a economia registou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano

Foto
Pires de Lima diz que falta capacidade política ao Governo Rui Gaudencio

“É preciso dar nota de alguma confiança pelos sinais que estão a surgir, mas também de muita prudência, porque Portugal não pode passar de um registo de oito para 80 do ponto de vista das expectativas económicas”, afirmou.

O ministro falava em Vila Nova de Milfontes (Odemira), quando questionado pela agência Lusa sobre um relatório do banco Montepio, divulgado na segunda-feira, que indica que a economia registou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano.

A confirmarem-se estes dados, tal significa que o Produto Interno Bruto (PIB) português irá interromper um ciclo de 10 trimestres sempre em queda.

As estimativas do Montepio, obtidas através do indicador compósito calculado pelo banco, somam-se às já apresentadas pela Universidade Católica, que tinha previsto um regresso ao crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre, antecipando um aumento do PIB de 0,6%.

António Pires de Lima, que efectua hoje a sua primeira deslocação oficial desde que assumiu a pasta da Economia, remeteu mais declarações sobre estes assuntos para quarta-feira, dia em que visita a Feira de Mobiliário e Decoração de Paços de Ferreira.

“Vou pretender falar sobre matérias económicas, dessas que me está a dar e que são importantes, mais amanhã [na quarta-feira]”, disse o governante.

Pires de Lima vai visitar a 41.ª Capital do Móvel - Feira de Mobiliário e Decoração de Paços de Ferreira, que está a decorrer até ao próximo domingo no parque de exposições daquele concelho.

Na deslocação de hoje a Vila Nova de Milfontes, o ministro da Economia encontrou-se com empresários do sector do turismo e efectuou uma caminhada pelo Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina, implementado pela Associação Casas Brancas.

De tarde, Pires de Lima ruma a Portimão, para uma visita que tem como objectivo identificar as necessidades de investimento para requalificação e revitalização dos portos comerciais do Algarve.