Fotogaleria
Os "sussurros" de Antonio Fernandez valeram-lhe o título de Fotógrafo de Paisagem do Ano no Imaginature
Entre 150 concorrentes, o Festival de Fotografia de Manteigas destacou a visão "íntima" e "abstracta" — e até arquitectónica — da natureza captada pelo fotógrafo espanhol.
Folhas outonais caídas — e suspensas — na água, o Inverno a roubar a cor às árvores, um fiorde estreito e negro e um cérebro, que é uma arriba numa praia portuguesa. As fotografias de Antonio Fernandez valem tanto pela singularidade como pela essência que transmitem como um todo.
Arquitecto de profissão, o espanhol dedica-se de corpo e alma à fotografia de paisagem, procurando uma "visão mais íntima" da natureza e. ao mesmo tempo, "abstracta". "Há muitos anos que fui abandonando o conceito vasto de paisagem e fui-me aproximando de pontos mais concretos. 'Isto o que é? E de onde sai?' Espero que as pessoas se coloquem estas questões. Tento isso com as minhas fotografias... A maioria das vezes não se consegue", explica à Fugas Antonio Fernandez, distinguido pelo Imaginature - Festival de Fotografia de Manteigas, como Fotógrafo de Paisagem do Ano graças à série de quatro fotos que aqui revelamos.
Antonio Fernandez, 56 anos, considera-se "um apaixonado dos espectáculos naturais" e um fotógrafo em "contínua procura da mais pura essência" que estes nos oferecem. As suas fotografias são "fragmentos", "sussurros" e vínculos de si próprio com os lugares que o inspiram. "Tento partilhar esses momentos memoráveis em que a natureza nos convida a sermos meros espectadores da beleza e do drama que se apresentam diante dos nossos olhos, descreve o autor, que "intrinsecamente, sem querer" acaba por misturar conceitos fotográficos e arquitectónicos. "Na cabeça, ordenamos sempre tudo o que vemos", sorri.
Na presente edição do concurso fotográfico de Manteigas foram admitidos 150 concorrentes, num total de 819 trabalhos. Nas restantes categorias a concurso, Patrícia André foi a autora da melhor foto subordinada ao tema Manteigas: O Coração da Montanha (entre 135 trabalhos), Tiago Marques foi o autor da foto mais votada na categoria Paisagens Naturais de Portugal (na qual concorreram 267 trabalhos), Ruben Vicente entre as Paisagens Íntimas (221 trabalhos), ficando para Mário Cunha o primeiro lugar entre as séries As Estações da Paisagem (entre 49 portfolios).