Azul
Rodeada por smog, a Índia vive sufocada e (quase) sem ver um palmo à frente dos olhos
É mais um dia de má qualidade do ar no norte da Índia, com uma camada de nevoeiro poluído denso a envolver a maior parte da região. A poluição na capital, Nova Deli, continua com níveis graves.
Um espesso manto de smog tóxico continua a envolver a região norte da Índia; na segunda-feira, as leituras da qualidade do ar na capital, Nova Deli, atingiram os valores mais elevados deste ano. A Índia luta contra a poluição atmosférica todos os Invernos, uma vez que o ar frio e pesado retém as poeiras, as emissões e o fumo dos incêndios agrícolas iniciados ilegalmente nos estados agrícolas vizinhos de Punjab e Haryana. O smog é uma mistura tóxica de nevoeiro e fumo.
O índice de qualidade do ar (IQA) atingiu um pico de 491 em Nova Deli na segunda-feira, obrigando o governo a introduzir restrições à circulação de veículos e às actividades de construção, e as escolas a dar aulas online.
Esta terça-feira, o índice de qualidade do ar de 24 horas em Nova Deli foi de 488 numa escala de 500, informou o Conselho Central de Controlo da Poluição (CPCB) da Índia, e pelo menos cinco estações na capital registaram um IQA de 500. O CPCB define um índice de qualidade do ar de 0-50 como “bom” e acima de 401 como “grave”, o que constitui um risco para as pessoas saudáveis e “afecta seriamente” as pessoas com doenças existentes.
O grupo suíço IQAir classificou Nova Deli como a cidade mais poluída do mundo, com uma qualidade do ar “perigosa” de 489, embora tenha havido uma melhoria significativa em relação aos valores registados na segunda-feira. Os especialistas afirmam que as pontuações variam devido a uma diferença na escala que os países adoptam para converter as concentrações de poluentes em IQA, pelo que a mesma quantidade de um poluente específico pode ser traduzida em diferentes pontuações em diferentes países.
O departamento meteorológico da Índia afirmou que uma mudança na camada de nevoeiro em direcção ao estado de Uttar Pradesh, no norte do país, ajudou a melhorar a visibilidade sobre Nova Deli.
A visibilidade caiu para zero metros em Agra, no estado de Uttar Pradesh, que fica a sudeste de Deli. O Taj Mahal, o famoso monumento do amor da Índia, ficou coberto pelo smog tóxico durante quase uma semana.
As medidas rigorosas para atenuar o impacto da elevada poluição afectaram a produção de mais de 3,4 milhões de empresas nos estados vizinhos de Punjab, Haryana e Deli, segundo noticiaram os meios de comunicação social locais.