Fotogaleria
A vida de Alexei Navalny — o mais feroz opositor de Putin — em imagens
Médicos tentaram reanimar Navalny durante mais de 30 minutos antes de ter sido declarado morto na prisão. Estava a cumprir uma pena de 30 anos por vários crimes que dizia serem motivados apenas pela sua oposição ao Kremlin.
Alexei Navalny, um dos principais opositores do Presidente russo, Vladimir Putin, que cumpria pena numa prisão na Sibéria, morreu nesta sexta-feira. Os médicos tentaram reanimar o activista durante mais de 30 minutos antes de ter sido declarado morto na prisão, informou o hospital local à agência noticiosa russa Interfax.
Navalny estava a cumprir uma pena de 30 anos por vários crimes que dizia serem motivados apenas pela sua oposição ao Kremlin. Em Dezembro, Navalny tinha desaparecido da prisão na província de Vladimir, acabando por ser transferido para uma penitenciária de "regime especial" numa região remota próxima do Círculo Polar Árctico.
Navalny notabilizou-se como um dos principais rostos da oposição a Putin durante os grandes protestos entre 2011 e 2012 motivados por alegações de fraude eleitoral e corrupção entre a elite que rodeava o Kremlin. Desde então, o advogado passou a dedicar-se à denúncia dos abusos dos principais dirigentes do regime, sobretudo ligados à corrupção.
No Verão de 2020, Navalny foi vítima de envenenamento enquanto regressava da Sibéria de avião, acabando por sobreviver por pouco. Foi levado para a Alemanha para ser tratado, mas regressou à Rússia alguns meses depois, sendo preso de imediato. Nunca mais esteve em liberdade desde então.
Leia também: