Fotogaleria
Do Prémio Nobel da Paz à controvérsia — a vida de Henry Kissinger em imagens
Controverso mas central na diplomacia norte-americana, Henry Kissinger morreu na madrugada desta quinta-feira, em casa, aos cem anos. Não se conhecem as causas da morte.
Prémio Nobel da Paz em 1973, apelidado de "criminoso de guerra" em 2015, por activistas. O ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger, morreu na madrugada desta quinta-feira, com 100 anos. Não se conhece a causa da morte.
Nascido a 27 de Maio de 1923, na Alemanha, foi uma figura central da diplomacia norte-americana. Na década de 1970 teve influência na melhoria das relações diplomáticas entre Estados Unidos e China, assim como com a União Soviética.
No entanto, Kissinger esteve longe de ser uma figura unânime. O apoio a regimes totalitários anticomunistas, especialmente na América Latina, valeu-lhe críticas em catadupa, tendo chegado a ser apelidado de "criminoso de guerra".
Em 1973, a controvérsia em torno do nome de Kissinger inflamou-se quando foi, com Le Duc Tho, político vietnamita, indicado para o Prémio Nobel da Paz, pelo papel desempenhado nos Acordos de Paris.
Apesar da idade avançada, Kissinger trabalhou até depois de celebrar o centenário.