Adeus Boeing 747: a "Rainha dos Céus" foi descontinuada

Depois de 54 anos e mais de 1500 exemplares fabricados, a Boeing entregou o último modelo do 747, o avião que ficou conhecido como "Rainha dos Céus".

Nave espacial Endeavour acoplada e um Boeing 747 modificado sobrevoa o deserto de Mojave, na Califórnia, no caminho de regresso ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, após completar a missão STS-126. A foto é de 10 de Dezembro de 2008 REUTERS/NASA-CARLA THOMAS
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Nave espacial Endeavour acoplada e um Boeing 747 modificado sobrevoa o deserto de Mojave, na Califórnia, no caminho de regresso ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, após completar a missão STS-126. A foto é de 10 de Dezembro de 2008 REUTERS/NASA-CARLA THOMAS

A operação durou 54 anos, mas terminou no último dia de Janeiro. A Boeing encerrou a produção do 747, modelo que ficou conhecido como a "Rainha dos Céus" e o último avião a sair da fábrica na região de Seattle foi entregue à transportadora de cargas Atlas Air (a Boeing vendeu o último 747 de passageiros à Korean Air em 2017).​

Joe Sutter foi o engenheiro que liderou a equipa que lançou este jacto revolucionário, na década de 1960, adequado a viagens de longa distância, com o seu corredor duplo, um andar superior, compartimentos luxuosos, entretenimento a bordo, cauda com a altura de um prédio de seis andares e capacidade, na sua versão maior, para transportar mais de 500 passageiros.

A sua construção envolveu 50 mil pessoas, de mecânicos a administradores, só nos primeiros 28 meses. Esses funcionários ficaram conhecidos como os "Incríveis" e foram homenageados durante a entrega do último exemplar da aeronave.

"Este dia monumental é um testemunho das gerações de funcionários da Boeing que deram vida ao avião que 'encolheu o mundo' e revolucionou as viagens e a carga aérea", disse Stan Deal, presidente e director executivo da Boeing Commercial.

A empresa emitiu uma nota na qual explicava que ao todo foram fabricados 1574 Boeing 747 que incluíram versões de passageiros, carga e até edições modificadas como o Força Aérea Um (Air Force One), o avião presidencial dos EUA. Também houve edições especiais para possibilitar que fossem acopladas naves espaciais, como a Endeavour. As entregas foram feitas a mais de 100 clientes ao longo dos anos. 

A apresentação oficial deste avião aconteceu no Paris Air Show em 1969. "O 747 democratizou as viagens aéreas”, disse Michel Lombardi historiador da Boeing. “Encolheu o mundo.” Agora, tantas décadas depois, a crise climática e a necessidade de usar aviões mais pequenos capazes de voar com energias limpas ditam, 54 anos depois, o fim do Boeing 747. Mas a empresa não acaba aqui e os 358 aviões que estão em circulação continuarão a voar (44 para transportar passageiros e 314 para servir de cargueiros).

Um Boeing 747 da British Airways descola do aeroporto de Heathrow, em Londres, em 14 de Dezembro de 2009
Um Boeing 747 da British Airways descola do aeroporto de Heathrow, em Londres, em 14 de Dezembro de 2009 REUTERS/TOBY MELVILLE
Nesta foto de 8 de Julho de 1998, um avião de carga Boeing 747 está parado enquanto outro 747 de passageiros pousa atrás no Aeroporto Internacional de Hong Kong
Nesta foto de 8 de Julho de 1998, um avião de carga Boeing 747 está parado enquanto outro 747 de passageiros pousa atrás no Aeroporto Internacional de Hong Kong EPA/PETER PARKS
Aeronaves Boeing 747 paradas numa zona inundada do aeroporto de Don Muang, em Bangkok, na madrugada de 20 de Novembro de 2011. As piores cheias da Tailândia em 50 anos mataram 594 pessoas
Aeronaves Boeing 747 paradas numa zona inundada do aeroporto de Don Muang, em Bangkok, na madrugada de 20 de Novembro de 2011. As piores cheias da Tailândia em 50 anos mataram 594 pessoas REUTERS/SUKREE SUKPANG
Thomas H. Gray, membro aposentado dos funcionários da Boeing "Os Incríveis", assiste à entrega do último avião 747 na fábrica da Boeing em Everett, Washington, EUA, em 31 de Janeiro de 2023
Thomas H. Gray, membro aposentado dos funcionários da Boeing "Os Incríveis", assiste à entrega do último avião 747 na fábrica da Boeing em Everett, Washington, EUA, em 31 de Janeiro de 2023 REUTERS/DAVID RYDER
Dois pilotos da Lufthansa dentro do cockpit de um Boeing 747-200. Foto de 12 de Dezembro de 1996
Dois pilotos da Lufthansa dentro do cockpit de um Boeing 747-200. Foto de 12 de Dezembro de 1996 EPA PHOTO DPA/INGO WAGNER
A TAP operou entre 1972 e 1984 com Boeing 747-200 na sua frota, tendo tido quatro unidades
A TAP operou entre 1972 e 1984 com Boeing 747-200 na sua frota, tendo tido quatro unidades TAP,TAP
O Boeing Airborne Laser foi modificado para conseguir lançar um feixe de energia do nariz e interceptar e destruir um míssil balístico hostil durante a fase de impulso da sua trajectória
O Boeing Airborne Laser foi modificado para conseguir lançar um feixe de energia do nariz e interceptar e destruir um míssil balístico hostil durante a fase de impulso da sua trajectória REUTERS/LARRY DOWNING
Trabalhadores carregam a aeronave Solar Impulse num Cargolux Boeing 747 no aeroporto de Payerne, em 20 de Fevereiro de 2013
Trabalhadores carregam a aeronave Solar Impulse num Cargolux Boeing 747 no aeroporto de Payerne, em 20 de Fevereiro de 2013 REUTERS/PASCAL LAUENER
Barack e Michelle Obama acenam à entrada para a Missão Aérea Especial 28000, um Boeing 747 que serve como Força Aérea Um, na Base Conjunta de Andrews, Maryland, EUA, em 20 de Janeiro de 2017
Barack e Michelle Obama acenam à entrada para a Missão Aérea Especial 28000, um Boeing 747 que serve como Força Aérea Um, na Base Conjunta de Andrews, Maryland, EUA, em 20 de Janeiro de 2017 REUTERS/BRENDAN MCDERMID
Um 747 da Qantas prepara-se para aterrar no aeroporto internacional Kingsford Smith, em Sydney, no dia 20 de Agosto de 2013
Um 747 da Qantas prepara-se para aterrar no aeroporto internacional Kingsford Smith, em Sydney, no dia 20 de Agosto de 2013 REUTERS/DANIEL MUÑOZ
Parte de uma asa de um Boeing 747 flutua nas águas perto de Long Island, Nova York, em 17 de Julho de 1996. Após 17 meses de investigação concluiu-se que os 230 passageiros a bordo do voo TWA 800 morreram devido à explosão do tanque de combustível
Parte de uma asa de um Boeing 747 flutua nas águas perto de Long Island, Nova York, em 17 de Julho de 1996. Após 17 meses de investigação concluiu-se que os 230 passageiros a bordo do voo TWA 800 morreram devido à explosão do tanque de combustível REUTERS/POOL
Em Janeiro de 2017, um avião de carga Boeing 747-400 turco caiu numa vila perto da capital do Quirguistão, destruindo 32 casas e matando pelo menos 37 pessoas
Em Janeiro de 2017, um avião de carga Boeing 747-400 turco caiu numa vila perto da capital do Quirguistão, destruindo 32 casas e matando pelo menos 37 pessoas EPA/IGOR KOVALENKO
Aviões antigos, incluindo Boeing 747, são armazenados no deserto em Victorville, Califórnia, em 13 de Março de 2015
Aviões antigos, incluindo Boeing 747, são armazenados no deserto em Victorville, Califórnia, em 13 de Março de 2015 REUTERS/LUCY NICHOLSON