PÚBLICO
As imagens do ano, pelos fotógrafos do PÚBLICO
Nos bairros mais pobres, nos bastidores do poder, nas ruas das cidades, no interior do país, nas zonas de fronteira, nos palcos dos teatros, nos momentos decisivos, a acompanhar a crise política, a crise da covid-19, as crises familiares. Uma selecção de imagens de 2021 dos fotojornalistas do PÚBLICO.
O céu está carregado, cinzento escuro. Agora não chove, mas os aguaceiros vão e voltam ao longo de toda a manhã. Fala-se do estado do tempo, mas não é conversa de circunstância. “Basta um dia como o de hoje, mais chuvoso, ou uma trovoada, e o sinal da Internet falha”, descrevia a 6 de Fevereiro Elisabete Almeida. Esta mãe de uma criança de sete anos partilhava as mesmas preocupações de muitas famílias no concelho de Aguiar da Beira – e de muitas famílias que vivem um pouco por todo o interior do país. O fraco acesso à rede iria tornar mais difíceis as semanas seguintes em regime de ensino à distância.
O ano de 2021 voltou a ser profundamente marcado pela pandemia de covid-19. O vírus SaARS-CoV-2 fechou escolas e estabelecimentos comerciais, fechou-nos a muitos de nós em casa, em teletrabalho.
A máscara esteve muito presente no nosso quotidiano – na escola, no cinema, nos transportes públicos, nos eventos desportivos, nas manifestações, nas filas para as vacinas. Mas também nos rostos de políticos, médicos, enfermeiros e técnicos de saúde. Nos dos voluntários que prestaram apoio a quem vive na rua. E nos rostos dos que foram a casa dos mais frágeis e isolados levar-lhes bens essenciais, medicamentos, vacinas. Está lá, a máscara, em muitas das 131 fotografias dos fotojornalistas do PÚBLICO que seleccionámos para contar a história deste ano.
A história, contudo, está longe de se resumir à covid-19. Houve polémicas e debates, eleições e crises políticas, vitórias e despedidas, festas e festejos, espectáculos, exposições... Esta é uma síntese de 2021, em imagens.