Arquitectura
Do Palais de Tokyo à Escola de Arquitectura de Nantes: nove projectos dos novos Prémio Pritzker
Os arquitectos franceses Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal são os mais recentes vencedores do Prémio Pritzker, a mais importante distinção internacional na área da arquitectura. Fundado em Paris em 1987, o atelier da dupla tem trabalhado intensamente e de forma inovadora em projectos de reabilitação, reconvertendo habitação social e privada, mas também espaços culturais icónicos como o Palais de Tokyo, em Paris. Eis alguns dos trabalhos dos novos Prémios Pritzker.
O Prémio Pritzker de 2021 foi atribuído à dupla de arquitectos franceses Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, com uma obra inovadora na área da reabilitação. Um dos seus projectos mais conhecidos é a renovação do Palais de Tokyo, um centro de arte contemporânea em Paris.
“A obra de Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal reflecte o espírito democrático da arquitectura. Através das suas ideias, da sua abordagem à profissão e dos seus edifícios, eles provaram que é possível estabelecer um compromisso com uma arquitectura de reabilitação que é ao mesmo tempo tecnológica, inovadora e ecologicamente responsável, sem procurar a nostalgia”, defende o júri que a partir desta edição passou a ser presidido pelo arquitecto chileno Alejandro Aravena, Prémio Pritzker de 2016.
A Trienal de Arquitectura de Lisboa atribuiu o Prémio Carreira aos dois arquitectos franceses em 2016, pondo também o enfoque na sua abordagem à reabilitação.