Fotogalerias
Branca, azul, vermelha ou a esconder-se. As luas por esse mundo fora
Super-Lua, Lua azul, lua azul de sangue e eclipse lunar, este apenas visível para quem estiver na Ásia, na Austrália, no Pacífico, na Europa Oriental, no Oeste da América do Norte ou na parte superior da América do Sul. Desde terça-feira à noite que o mundo olha para o aspecto especial da Lua.
Uma super-Lua ocorre quando o nosso satélite natural está em fase de Lua Cheia e se encontra a pelo menos 90% do seu ponto mais próximo da Terra.
Nesta quarta-feira, há um outro fenómeno astronómico que iremos perder em Portugal: o eclipse total da Lua. Verá este eclipse quem estiver na Ásia, na Austrália, no Pacífico, na Europa Oriental, no Oeste da América do Norte ou na parte superior da América do Sul. Paralelamente, à super-Lua e à lua azul que ocorrem também nesses locais, haverá um fenómeno de lua de sangue, em que a Lua fica com uma cor avermelhada. Isso acontece durante o eclipse total da Lua quando a luz, que provém do Sol, passa por dentro da atmosfera terrestre, que lhe retira a componente azul.