Mau tempo fez haxixe dar à costa e GNR aproveitou pescaria

Foram apreendidos fardos de droga em três pontos diferentes do barlavento algarvio, num total de 93 quilos de estupefaciente.

Foto
GNR guarda nacional republicana Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
01:29

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras da GNR apreendeu 93 quilos de haxixe que foram arrojados para a costa algarvia na sequência do mau tempo dos últimos dias, anunciou a corporação.

Com o agravamento das condições climatéricas e a intensificação da ondulação, foram reforçadas as fiscalizações para "detectar e responder a possíveis arrojos junto à orla costeira", tendo as autoridades encontrado e apreendido fardos de droga em três pontos do barlavento (oeste) algarvio, informa a GNR em comunicado.

"Através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras e do Comando Territorial de Faro, nos dias 6 e 7 de Janeiro a GNR apreendeu 93,6 quilos de haxixe, no âmbito de acções de patrulhamento intensificado, ao longo da costa algarvia", lê-se na nota.

Na segunda-feira, em Rebolos/Burgau, no concelho de Vila do Bispo, militares da Guarda que efectuavam patrulhamento na praia encontraram "um objecto volumoso próximo da rebentação", que depois se confirmou "tratar-se de um fardo de serapilheira com produto estupefaciente no seu interior".

Também na segunda-feira, uma denúncia a dar conta da presença de "outro fardo de serapilheira" na praia da Mareta/Sagres levou militares a essa zona costeira de Vila do Bispo para confirmar a existência de um "segundo fardo com produto estupefaciente, acompanhado por um jerricã com 25 litros de combustível".

A mesma força de segurança adiantou que a terceira apreensão foi feita esta terça-feira, na praia do Vale da Lapa, no concelho de Lagoa, onde "foram encontrados vários pacotes junto à rebentação" que "continham produto estupefaciente", acrescentou a GNR.