Trabalho infantil na produção de algodão “orgânico” para a Inditex, H&M e outras marcas

A associação Transparentem entrevistou mais de 200 trabalhadores do algodão no estado de Madhya Pradesh, que relataram existência de trabalho infantil e problemas de saúde nas plantações.

Foto
O relatório analisou a produção de algodão no estado de Madhya Pradesh, na Índia Amit Dave/REUTERS

Alguns dos maiores fornecedores de algodão “orgânico” para empresas como a Inditex, a H&M, a Gap ou a Amazon recorrem a trabalho infantil, avança um novo relatório da Transparentem, uma associação norte-americana sem fins lucrativos dedicada aos direitos humanos, que investigou os três maiores fabricantes de vestuário da Índia. A investigação, citada pelo Business of Fashion (BoF), dá conta que estas manufacturas recorrem a fornecedores cujos trabalhadores podem ter até seis anos e colhem algodão para saldar as dívidas das suas famílias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.