Oposição desafia PSD e CDS a subir deduções do IRS, PS fica à margem

Contribuintes em situações idênticas continuam a ser tratados de forma diferente nas deduções dos juros do crédito. Partidos propõem resolver o problema, mas com impactos orçamentais diferentes.

Foto
Só as habitações compradas até 2011 permitem deduzir juros do crédito Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
11:56

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As deduções à colecta do IRS são a área que domina as propostas de alteração às regras do imposto apresentadas pelos partidos da oposição ao Governo. Há iniciativas semelhantes que têm, todas, o mesmo objectivo: alargar o valor atribuído aos contribuintes no momento do cálculo final do IRS, para os compensar pelos gastos com certas despesas, da saúde à educação, passando pelos empréstimos da casa. Neste campo, as iniciativas partem do Bloco de Esquerda, Livre, PAN e Chega. O PS só tem uma proposta na área do IRS e não é relativa às deduções. Fazemos uma síntese das principais mudanças que vão a votos durante a discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2025.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.