Bragança, “Terra Natal e de Sonhos”, vai entrar no Ano Novo com o DJ Overule

Começa a 30 de Novembro. A pista de gelo cresce, há mercado e animação. E festa rara de passagem de ano na Praça da Sé: “Bragança não tem esse hábito, até por causa do frio” - vai aquecer com o DJ.

Foto
Hhá ainda para visitar a Casa do Pai Natal, uma mini roda, um carrossel, um comboio infantil e o típico Mercadinho de Natal CM Bragança
Ouça este artigo
00:00
02:34

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Bragança volta a ser Terra Natal e de Sonhos de 30 de Novembro a 6 de Janeiro, com direito a festa de Passagem de Ano com o DJ Overule, nesta que é a sua décima edição.

Também a maior atracção, a pista de gelo natural que se apelida como a maior do género em Trás-os-Montes e Alto Douro, está de regresso à Praça Camões, no coração brigantino.

A pista está maior em 50 metros quadrados (no ano passado tinha 300 metros quadrados). A acompanhar, aquela que foi a novidade do ano anterior, uma rampa de gelo de 40 metros, está incluída outra vez na animação.

O evento, que na nona edição trouxe mais de 130 mil pessoas ao nordeste transmontano, segundo os dados da autarquia, foi apresentado esta quinta-feira aos jornalistas, no salão nobre da câmara municipal.

"Como novidades temos o aumento da pista, em mais 50 metros quadrados e o aumento da área coberta. Temos também o Fim de Ano. Bragança não tem esse hábito, até por causa do frio. Já tentámos várias vezes, mas estou certo de que este ano vai ser diferente", partilhou Paulo Xavier, presidente da câmara.

A festa de Ano Novo vai acontecer na Praça da Sé, junto à Praça Camões, entre as 23h e a 1h e tem como cabeça de cartaz o DJ Overule, nome artístico do portuense Bruno Castro.

"Vamos levar o Fim de Ano à Praça da Sé e todas as diversões [da Terra Natal e de Sonhos] vão estar abertas", avançou Paulo Xavier.

Ao longo da época natalícia há ainda para visitar a Casa do Pai Natal, uma mini roda, um carrossel, um comboio infantil e o típico Mercadinho de Natal.

O município de Bragança vai investir 355 mil euros na Terra Natal e de Sonhos, mas o presidente da câmara estima que o retorno total para o concelho ao longo dos 38 dias de festividades possa chegar aos 3 milhões de euros.

Foto
A pista de gelo é a grande atracção CM Bragança

Segundo Paulo Xavier, por dia, espera-se que o retorno financeiro ronde os 50 a 60 mil euros, entre turismo, restauração ou hotelaria. No ano passado, o Posto de Turismo local recebeu mais 40% de visitantes espanhóis face a 2022, e são os turistas em maioria.

"Ainda ontem [terça-feira] me telefonou o dono de um hotel a dizer que para a última semana de Dezembro já está esgotado", congratulou-se o autarca brigantino.

O primeiro dia da Terra Natal e de Sonhos marca a chegada do Pai Natal à cidade.

Há ainda eventos solidários ao longo das semanas festivais e estreia-se o "Bragança canta o Natal", em que os alunos do curso de Música em Contextos Comunitários, da Escola Superior de Educação de Bragança, vão animar as ruas.