Cancro: 83% dos utentes à espera da primeira consulta depois do tempo recomendado

No fim de Junho, para 82,7% dos 7311 utentes à espera dessa primeira consulta, os tempos de resposta já tinham sido ultrapassados, conclui o regulador da saúde.

Foto
No primeiro semestre de 2024 realizaram-se cerca de 18 mil primeiras consultas na área da oncologia Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
06:16

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Apesar do programa de incentivos às equipas de cirurgia oncológica, que vigorou entre Maio e Agosto passados, os utentes à espera de primeira consulta com suspeita ou confirmação de cancro continuaram a esbarrar num cenário preocupante. No final de Junho, 82,7% dos 7311 utentes que aguardavam por essa primeira consulta faziam-no por um período acima do previsto na lei, isto é, acima dos tempos máximos de resposta garantidos (TMRG). Ou seja, apenas 17,3% estavam dentro do tempo aceitável. Já no final do ano passado, 81,5% dos utentes que aguardavam a primeira consulta nesta área tinham visto o TMRG ser ultrapassado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.