A vida da pena de morte

O caso Richard Eugene Glossip vs. Oklahoma ocupa nesta altura o Supremo Tribunal dos EUA. Além da própria questão da legitimidade da pena de morte, suscita diversas questões jurídicas de relevo.

Ouça este artigo
00:00
04:21

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O país do mundo que mata mais cidadãos através de um processo criminal é a China, o Irão também é um grande adepto desta actividade criminal estatal, mas a Rússia, embora preveja legalmente a pena de morte, desde 1996 que suspendeu a sua aplicação. Verdade seja dita que, extrajudicialmente, as mortes, por causas não naturais, de opositores políticos de Putin têm-se sucedido com uma frequência razoável, ao longo dos anos. A morte do destacado e corajoso opositor Alexei Navalny numa colónia penal no Árctico, por exemplo, não deixa grandes dúvidas de que foi uma execução por vontade e às mãos de Putin/Estado russo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.